Análise perante os professores de Educação Física quanto ao seu conhecimento, utilização e diversificação dos métodos no ensino dos jogos desportivos coletivos
Resumo
O Processo educativo é um constante desafio à maneira de como tornar mais eficaz e proveitoso o ensino dos Jogos Desportivos Coletivos (JEC). Este estudo teve como objetivo analisar os professores de Educação Física quanto ao seu conhecimento, utilização e diversificação dos métodos de ensino nos jogos desportivos coletivos. Foram considerados como amostra nesta pesquisa, vinte e dois (22) professores de Educação Física que trabalham em diversas instituições com desporto, de ambos os sexos e uma média de idades de 29,18 anos. Responderam a um questionário fechado de sete (7) questões com respostas numa escala de valor numérico de zero a dez (0-10). A pesquisa demonstrou que nas questões 1,2 e 3 os professores tiveram uma boa nota quanto ao conhecimento dos métodos, nas questões 4,5 e 6 os mesmos deram preferência pelo método Global e na questão 7 verificou-se uma nota considerada baixa quanto a diversificação do método nas aulas. Consideramos então, no final desta pesquisa, que o ensino dos JEC ainda se baseia muito em aulas com repetições de gestos ou o trabalho com jogos inteiros, sem grandes adaptações de regras ou espaços. No entanto, notou-se também um interesse pelas mudanças.
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