Relação ansiedade estado e desempenho dos guarda-redes de futsal nas olimpíadas escolares

  • Anselmo da Silva Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Gama Filho em Futebol e Futsal: Ciências do Esporte e a Metodologia do Treinamento
Palavras-chave: Campeonato escolar, Competição, Ansiedade, Estado ansiedade traço

Resumo

O fator ansiedade tem vindo a ser objeto de constante investigação e estudo na área da Psicologia do Desporto e da Educação Física Escolar. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar a ansiedade de estado dos guarda-redes de futsal nas Olimpíadas Escolares. A metodologia utilizada foi um questionário fechado, contendo quarenta questões sobre a ansiedade traço e a ansiedade de estado, realizadas uma hora antes das partidas. O grupo pesquisado é constituído por dez guarda-redes de futsal, que se encontram devidamente matriculados no Ensino Fundamental II da rede pública de ensino, no município de Itaquaquecetuba /SP. Os resultados recolhidos indicam que a maioria dos guarda-redes inquiridos apresentou um elevado nível de ansiedade traço e ansiedade estado, sendo que a ansiedade nesta faixa etária de 11 e 12 anos de idade, por não apresentarem uma estabilidade emocional, a suportar este tipo de pressão numa competição, por não estarem conscientes, da elevada carga emocional que está em causa, e manifestarem uma ansiedade de estado competitiva mais elevada que os desportistas de mais idade ou com mais experiência.

Referências

-Cratty, B.J.; Psicologia do Esporte. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil. 1984.

-Rubio, K. Psicologia do Esporte: teoria e prática. São Paulo. Casa do Psicólogo. 2003.

-Samulski, D.M. Psicologia do Esporte. São Paulo. Manole. 2002.

-Machado, A.A. Psicologia do Esporte. Temas Emergentes. Jundiaí. Ápice. 1997.

Publicado
2012-12-23
Como Citar
da Silva, A. (2012). Relação ansiedade estado e desempenho dos guarda-redes de futsal nas olimpíadas escolares. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 4(14). Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/166
Secção
Artigos: Edição Especial