Influência do treino de futsal na composição corporal e na potência dos membros inferiores em atletas do sexo feminino
Resumo
O objetivo do presente estudo é verificar os efeitos do treino de futsal na composição corporal e na potência (força explosiva) dos membros inferiores em atletas do sexo feminino. Trata-se deuma pesquisa descritiva, através da qual foi utilizado dado coletadono início e no final da temporada de treinos de 2011. A amostra foi composta por 16 atletas (n=16) do sexo feminino, categoria adulta, da Universidade Católica de Pelotas, participante do Campeonato do Estado. O treino sistematizado teve a duração de oito meses com uma média de cinco sessões semanais. As sessões de treino aplicadas tinham a média de tempo de 90 minutos, sendo que a intensidade e o volume de treino variavam de acordo com a programação dos jogos. A média inicial foide 240,5±15,93 no teste de potência dos membros inferiores. Após o treino, as atletas apresentaram uma melhoria no salto atingindo a média geral de 243,57cm ±11,50. Em relação à percentagem de gordura no primeiro mês a média foi de 23,23±8,86e, no final, a média obtida foi de 19,79±6,62 havendo uma redução da percentagem de gordura. Verificou-se que o treino foi favorável à melhoria da percentagem de gordura ideal e da potência muscular dos membros inferiores das atletas de futsal feminino. Das variáveis estudadas e a relação que ambas tem com a melhoria do desempenho desportivo, identificou-se que são poucos os estudos disponíveis na literatura referentes ao futsal feminino, sendo esta uma temática ainda aser explorada.Referências
-Altimari, L. R.; e colaboradores. Efeitos do treinamento de futsal sobre o desempenho motor em atividades predominantemente aeróbias e anaeróbias. Revista Treinamento Desportivo. Curitiba. Vol. 4. Núm. 3. p. 23-28, 1999.
-Balikian, P.; e colaboradores. Consumo máximo de oxigênio e limiar anaeróbio de jogadores de futebol: comparação entre as diferentes posições. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Vol. 8. Núm. 2. p. 32-36.2002.
-Barbanti, V. J. Dicionário de educação física e esporte. 2ª edição. São Paulo. Manole. 2003.
-Campeiz, J. M.; Oliveira, P. R. Análise comparativa de variáveis antropométricas e anaeróbicas de futebolistas profissionais, juniores e juvenis. Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal. Vol. 6. Núm. 8. p. 58-84. 2006.
-Carnaval, P.E. Medidas e avaliações em ciências do esporte. 6ªedição. Rio de Janeiro. Sprint. 2004.
-Cetolin, T.; Foza, V. Periodização no Futsal: descrição da utilização da metodologia de treinamento baseada nas cargas seletivas. Brazilian Journal of Biomotricity. Vol. 4. Núm. 1. p. 24-31. 2009.
-Chagas, M. H.; e colaboradores. Associação entre tempo de reação e de movimento em jogadores de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol.19. Núm. 4. p. 269-75. 2005.
-Cyrino, E.S.; e colaboradores. Efeito do treinamento de futsal sobre a composição corporal e desempenho motor de jovens atletas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 10. Núm. 1. p. 41-46. 2002.
-Goulart, L. F.; e colaboradores. Força isocinética de jogadores de futebol categoria sub-20: comparação entre diferentes posições de jogo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Florianópolis. Vol. 9. Núm. 2. p. 165-169. 2007.
-Guedes, D. T. Composição corporal: princípios, técnicas e aplicações. 2ª edição. Londrina. APEF. 1994.
-Belo Júnior, N.A ciência do esporte aplicada ao futsal. Sprint. 1998.
-Nascente, F.H.M.; e colaboradores. Efeitos do treinamento de futsal em atletas juvenis sobre a composição corporal e desenvolvimento da potência dos grupos musculares dos membros inferiores. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1.Núm. 1. p. 44-52. 2009.
-Petroski, E.L. Antropometria: técnicas e padronizações. Porto Alegre. Palotti. 1999.
-Ravsio, G.C.; Kemper, C.; Lemos, C. A evolução da potência de membros inferiores em uma equipe de futsal mensurado pelo Teste de Abalakov. EFDeportes, Buenos Aires. Ano 12. Núm. 113. 2007.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).