Papel do treino específico de guarda-redes sobre o conhecimento tático de jovens guarda-redes de futebol
Resumo
Ao longo dos últimos anos, têm sido observadas significativas modificações tático-técnicas na atuação dos guarda-redes, o que reclama a adoção de treinos específicos para suportar tais exigências. A partir desta assunção, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento tático ofensivo de jovens guarda-redes com e sem treino específico. A amostra foi constituída por 42 guarda-redes dos 13 aos 17 anos que participaram em campeonatos regionais. Houve a criação de dois grupos: grupo treinado (GT) e grupo não-treinado (GNT). Para a avaliação do conhecimento tático ofensivo foi aplicado o protocolo TCTOF-BR, que tem as dimensões “conhecimento tático”, “princípios táticos operacionais”, “elementos tático-técnicos coletivos”, “conhecimento de regras” e “tomada de decisão” (p>0,05). Os guarda-redes treinados apresentaram uma melhor pontuação no conhecimento tático (ES=1,18; p=0,01), princípios táticos operacionais (ES=1,00; p=0,02), elementos tático-técnicos coletivos (ES=1 ,27; p=0,01), o conhecimento das regras (ES=1,06; p=0,01) e a tomada de decisão (ES=1,08; p<0,01). Conclui-se que os treinos específicos de guarda-redes contribuíram para o desenvolvimento de competências e para a elevação de conhecimentos ligados ao futebol.
Direitos de Autor (c) 2024 José Gabriel Gomes dos Reis, Lucas Shoitti Carvalho Ueda, Gabriel Silveira Guedes da Maia, Cristiano Zarbato Morais, Hariel Sousa de Moraes Sarmento, Sergio Freitas Junior, Leandro Rechenchosky, Juliano Fernandes da Silva, Paulo Henrique Borges
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).