Papel do treino específico de guarda-redes sobre o conhecimento tático de jovens guarda-redes de futebol

  • José Gabriel Gomes dos Reis Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Lucas Shoitti Carvalho Ueda Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Gabriel Silveira Guedes da Maia Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Cristiano Zarbato Morais Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Hariel Sousa de Moraes Sarmento Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Sergio Freitas Junior Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Leandro Rechenchosky Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Juliano Fernandes da Silva Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Paulo Henrique Borges Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Guarda-redes, conhecimento tático

Resumo

Ao longo dos últimos anos, têm sido observadas significativas modificações tático-técnicas na atuação dos guarda-redes, o que reclama a adoção de treinos específicos para suportar tais exigências. A partir desta assunção, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento tático ofensivo de jovens guarda-redes com e sem treino específico. A amostra foi constituída por 42 guarda-redes dos 13 aos 17 anos que participaram em campeonatos regionais. Houve a criação de dois grupos: grupo treinado (GT) e grupo não-treinado (GNT). Para a avaliação do conhecimento tático ofensivo foi aplicado o protocolo TCTOF-BR, que tem as dimensões “conhecimento tático”, “princípios táticos operacionais”, “elementos tático-técnicos coletivos”, “conhecimento de regras” e “tomada de decisão” (p>0,05). Os guarda-redes treinados apresentaram uma melhor pontuação no conhecimento tático (ES=1,18; p=0,01), princípios táticos operacionais (ES=1,00; p=0,02), elementos tático-técnicos coletivos (ES=1 ,27; p=0,01), o conhecimento das regras (ES=1,06; p=0,01) e a tomada de decisão (ES=1,08; p<0,01). Conclui-se que os treinos específicos de guarda-redes contribuíram para o desenvolvimento de competências e para a elevação de conhecimentos ligados ao futebol.

Publicado
2024-07-30
Como Citar
Reis, J. G. G. dos, Ueda, L. S. C., Maia, G. S. G. da, Morais, C. Z., Sarmento, H. S. de M., Freitas Junior, S., Rechenchosky, L., Silva, J. F. da, & Borges, P. H. (2024). Papel do treino específico de guarda-redes sobre o conhecimento tático de jovens guarda-redes de futebol. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 16(65), 303-311. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1434
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original