Estudo de caso sobre os saberes profissionais do preparador de guarda-redes de futebol
Resumo
O futebol como objeto de estudos no campo académico-científico, tem sido abordado por diferentes caminhos epistemológicos, desde a sua correlação com a identidade cultural no Brasil passando pelas questões do treino técnico-tático da preparação física e das considerações de sua representação no amalgama económico. No entanto são discretos estudos que discutem o profissional responsável pelo treino dos guarda-redes. Perante este contexto questiona-se como a produção cientifica tem abordado a temática do treinador de guarda-redes? Quem são os profissionais que têm atuado com o treino de guarda-redes? Como têm sido as trajetórias da sua formação? E ainda, qual o perfil profissional e os saberes mobilizados na organização e sistematização do treino para o guarda-redes de futebol atual. Com isto, espera-se identificar os saberes necessários para a formação de um preparador de guarda-redes visando as novas tendências de treino e da utilização do guarda-redes no contexto do futebol. Para tal, organizou-se uma pesquisa dividida em duas fases, na primeira procurou-se na literatura cientifica estudos que se dedicaram a discutir sobre o treinador de guarda-redes. Na segunda, entrevistou-se um treinador de guarda-redes, de forma a compreender as nuances específicas do seu quotidiano profissional. Os resultados sinalizam que ainda são incipientes os estudos que se direcionem a investigar as diferentes estruturas que compõe a atuação profissional deste sujeito no contexto do futebol. Elementos que são evidentes quando se entrevista o profissional desta área, as limitações, dificuldades e as especificidades que envolvem a sua atuação no quotidiano do futebol.
Referências
-Berto, S.M.; Magalhães, F.C.O. A estatura como critério de seleção na captação e formação do goleiro de futebol de campo. Revista brasileira de futsal e futebol. São Paulo. Vol. 20. Num. 6. 2014. p. 88-94.
-Camarão, B. O ambiente particular da preparação de goleiros de futebol. 2009. Disponível em: <https://universidadedofutebol.com.br/>. Acesso em: 19/05/2023.
-Ferreira, N.S. “As pesquisas denominadas” estado da arte. Educação & sociedade. Vol. 23. p. 257
-Garganta, J. Futebol e ciência: ciência e futebol. Educación física y deporte, Buenos aires. Vol. 40. Num. 7. 2001. p. 1-2.
-Ghamoum, A.K. e colaboradores. Treinamento de goleiro: principais valências físicas dos goleiros de futebol dos clubes goianos com idade entre 15 e 17 anos. Vita et sanitas. Vol. 10. Num. 1. 2016. p. 38-51.
-Gonçalves, G.; Nogueira, R.M.O. O treinamento específico para goleiros de futebol: o uma proposta de macrociclo. Revista estudos. Vol. 33. Num. 7/8. 2006. p. 531-543.
-Máximo, A.S. Perfil de preparadores de goleiro de futebol de campo em clubes profissionais da cidade de Florianópolis (categoria de base). TCC de Bacharelado em Educação Física. Centro de Desportos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2012.
-Moino, G. A utilização do mecanismo de informação como ferramenta vital para a elaboração de exercícios e sessões de treinamentos para goleiros. 2011. Disponível em: <https://universidadedofutebol.com.br/> 06/04/2023.
-Portugal, C.C.; Nazário, M.E.S. O estado do conhecimento sobre os saberes na formação do treinador de futebol e futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 9. Num. 34. 2017. p. 298-307.
-Sérgio, M. A “ciência” do futebol. Disponível em: <https://universidadedofutebol.com.br/>. Acesso em: 25/11/2017.
-Sgarbi, C. O sucesso do goleiro dependerá diretamente da boa atuação do seu preparador de goleiros no dia a dia. 2015. Disponível em: <https://universidadedofutebol.com.br/o-sucesso-do-goleiro-dependera diretamente-da-boa-atuacao-do-seu-preparador-de-goleiros-no-dia-a-dia/>. Acesso em: 28/07/2023.
-Simões, E. Perfil profissional dos preparadores de goleiros dos clubes participantes da série A2 do campeonato paulista de 2014 e os métodos de treinamento mais utilizados, em relação às novas tendências de preparação de goleiros. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 24. Num. 7. 2015. p. 195-206.
-Soares, A. S. Sinais relevantes detectados por goleiros e treinadores de goleiros de futebol em cobranças de pênalti. Revista brasileira de futebol. 2010. p. 56-64.
Direitos de Autor (c) 2024 Caio Cesar Portugal, Murilo Eduardo Santos Nazário, Rulliti Simões Tavares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).