Razões para o consumo da UEFA Champions League: uma análise no Brasil

  • Victor Henrique Rodrigues Silva Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
  • Jorge Eduardo Maciel Gonçalves da Silva Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
  • Yves Miranda Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
  • Marcos Antonio Barros Filho Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
  • Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip), Universidade de Pernambuco-UPE, Recife-PE, Brasil.
Palavras-chave: Futebol, Marketing, Análise de Regressão

Resumo

A Liga dos Campeões da UEFA (UCL), possui um considerável consumo por adeptos de que habitam em países que não se situam no território europeu, em especial no Brasil. O presente estudo teve como objetivo analisar a influência dos motivos para acompanhar os jogos nas intenções comportamentais em relação à UEFA Champions League. O estudo tem uma abordagem quantitativa e utilizou um questionário online composto por dez razões para o consumo de desporto e uma dimensão para analisar as intenções comportamentais. A amostra foi constituída por 138 indivíduos maiores de 18 anos que declararam torcer por uma equipa na competição. Os dados foram analisados ​​através de uma regressão linear múltipla através do software SPSS Statistics 24.0. A média de idades dos inquiridos foi de 24,09 anos (±5,98), a maioria homens (89,1%), solteiros (83,6%), que assistem a pelo menos dois jogos da UCL semanais (44,2 %), através da internet (51,4%) e que não costumam comprar produtos licenciados da UCL (87,7%). O modelo foi responsável por explicar 64,1% da variância das intenções comportamentais, através dos motivos. Verificou-se que as dimensões Realização Vicária (β=0,29), Interesse pelos Jogadores (β=0,13) Interesse pelo Futebol (β=0,21), Interesse pela Equipa (β=0,33) e Interação Social (β=0,18) são motivos que influenciaram as intenções comportamentais relacionadas com a UCL. O interesse pela modalidade, e pelos seus atletas, os sentimentos causados ​​pela vitória da sua equipa e o convívio social, são muito valorizados pelos adeptos brasileiros que consomem a UCL e influenciam as intenções comportamentais.

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Publicado
2023-06-19
Como Citar
Silva, V. H. R., Silva, J. E. M. G. da, Miranda, Y., Barros Filho, M. A., & Pedroso, C. A. M. de Q. (2023). Razões para o consumo da UEFA Champions League: uma análise no Brasil. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 15(62), 139-148. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1330
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original