O impacto no processo de ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional

  • Caio Araujo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Camilo Máximo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Jomilto Praxedes Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Laboratório de Ciência do Movimento e Comportamento Humano, Maracanã, Rio de Janeiro, Brasil.
Palavras-chave: Pedagogia do desporto, Métodos de ensino, Jogos desportivos coletivos, Iniciação desportiva

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar, no processo de ensino-aprendizagem, o impacto da utilização de uma metodologia híbrida, com os Métodos Global e Situacional. Neste estudo, os alunos de uma escola de futsal foram sujeitos a 13 aulas que seguiram a metodologia proposta. Através da análise estatística dos dados recolhidos através do scout, comparou-se os jogos pré e pós-intervenção e verificou-se que não houve diferença significativa no número de respostas corretas das capacidades técnicas analisadas, apesar do aumento observado nos jogos pós-intervenção, que indica uma tendência favorável.

Referências

-Abad Robles, M. T.; Fernandez-Espinola, C.; Fuentes-Guerra, F. J. G. Los juegos reducidos como metodologia de enseñanza en el fútbol. Rev. Ib.CC. Act. Fís. Dep. Vol. 8. Núm.1. p. 83-96. 2019.

-Araújo, R.; Mesquita, I.; P. A. Hastie. Review of the Status of Learning in Research on Sport Education: future research and practice. Journal of Sports Science and Medicine. Núm. 13. p. 846-858. 2014.

-Araújo, R.; Mesquita, I.; Hastie, P.; Pereira, C. Student´s game performance improvements during a hybrid sport education - step - game approach volleyball unit. European Physical Education Rewiew. Núm. 22. p.185-200. 2016.

-Armbrust, M.; Silva, A. L. A.; Navarro, A. C. Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm. 5. p.77-81. 2009.

-Borges, R. M.; Amorim, A. C.; González, F. J.; Darido, S. C.; Oliveira, A. A. B. (Org.). Esportes de Invasão: práticas corporais e a organização do conhecimento. Maringá: Editora UEM. p. 175-217. 2014. 268 p.

-Clemente, F.; Mendes, R. Aprender o jogo jogando: uma justificação transdisciplinar. Revista Exedra. Núm. 5. p. 27-36. 2011.

-Côrrea, U, C.; Silva, A, S.; Paroli, R. Efeitos de diferentes métodos de ensino na aprendizagem do futebol de salão. Revista Motriz. Vol.10. Núm.2. p. 79-88. 2004.

-Costa, L. C. A.; Nascimento, J. V.; Vieira, L. F. Ensino dos esportes coletivos de invasão no ambiente escolar: da teoria à prática na perspectiva de um modelo híbrido. J. Phys. Educ. Vol. 27. e2709. 2016.

-Galatti, L, R.; e colaboradores. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Rev. educ. fis. UEM. Vol. 25. Núm. 1. p. 153-162. 2014.

-Garganta, J. M. O ensino dos jogos desportivos coletivos. Perspectivas e tendências. Revista Movimento. Ano 4. Vol. 8. 1998.

-Giacomini, D. S. Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: estudo comparativo entre jogadores de diferentes categorias e posições. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2007.

-Graça, A; Mesquita, I. A investigação sobre os modelos de ensino dos jogos desportivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 7. Núm. 3. p. 401-421. 2007.

-Greco, P. J.; Benda, R. N. Iniciação Esportiva Universal 1. da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte. Editora UFMG. 1998. 240 p

-Greco, P. J.; Benda, R. N. Iniciação Esportiva Universal 2. metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte. Editora UFMG. 1998. 305 p.

-Greco, P. J.; Conti, G.; Morales, J. C. P. Manual de Práticas para a Iniciação Esportiva no Programa Segundo Tempo. Maringá. Editora UEM. 2013. 447 p.

-Kröger, C.; Roth, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo. Phorte. 2002. 220 p.

-Mazzardo, T.; e colaboradores. TGFU e coordenação motora: os efeitos de um programa de ensino no desempenho tático - técnico no handebol. J. Phys. Educ. Vol. 31. e3169. 2020.

-Mesquita, I.; Farias, C.; Hastie, P. The impact of a hybrid sport education-invasion games competence model soccer unit on students decision making, skill execution and overall game performance. European Physical Education Review. Vol. 18. Núm. 2. p. 205-219. 2012.

-Moreira, V. J. P.; Matias, C. J. A. S; Greco, P. J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no futsal. Motriz. Vol. 1. Núm. 19. p. 84-98. 2013.

-Nathan, S.; Haynes, J. A move to an innovative games teaching model: style e tactical (SET). Asia-Pacific Journal of Health, Sport &. Physics Education. Vol. 4. Núm. 3. p. 287-302. 2013.

-Oliva, F. J. C.; Ros, V. L. Solución mental y solución motriz en la iniciación a los deportes colectivos en la educación primaria. Apunts. Educación Física Y Deportes. Núm. 61. p. 37-47. 2000.

-Oliva, F. J. C.; Ros, V. L. La ensenãnza integrada técnico-tática de los deportes en edad escolar: explicación y bases de un modelo. Apunts Educación Física Y Deportes. Vol. 79. Núm. 1. p. 40-48. 2005.

-Olivares, J. S.; Víllora S. G.; López, L. M. G. Comparación del rendimiento de juego de jugadores de fútbol de 8-9 años em dos juegos modificados 3 contra 3. Cuadernos de Psicología del Deporte. Vol.11. Núm. 2. p. 77-91. 2011.

-Olivete, B. D.; e colaboradores. Pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores de escolas de iniciação de futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 27. p. 467-473. 2015.

-Pinho, S. T. Método Situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Dissertação de Mestrado em Educação Física. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2009.

-Praxedes, P. A.; Garcia-Gonzalez, L.; Moreno, C. A.; Moreno Arroyo, M. P.; Moreno, D. A. Aplicacion de um programa de intervención para mejorar la comprensión tática em fútbol sala: um estúdio em contexto educativo. Revista Movimento. Vol. 22. Núm. 1. p. 51-62. 2016.

-Scaglia, A. J. Pedagogia do Jogo: O processo organizacional dos jogos esportivos coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 17. p. 27-38. 2017.

-Stolz, S.; Pill, S. Teaching games and sport for understanding: exploring and reconsidering its relevance in physical education. European Physical Education Review. Vol. 20. Núm.1. p. 36-71. 2013.

-Yanez, J.; Castejón, F. J. La utilización de la transferencia para el aprendizaje de la táctica colectiva deportiva en Educación Secundaria. Infancia y Aprendizaje. 2014.

Publicado
2023-02-26
Como Citar
Araujo, C., Máximo, C., & Praxedes, J. (2023). O impacto no processo de ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 14(60), 531-540. Obtido de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278
Secção
Artigos Cientí­ficos - Original