Análises aos golos em jogos da Liga Futsal 2011
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar como aconteceram os golos nos jogos da Liga Futsal 2011. Para tal, foram identificados os contextos técnico-táticos que os originaram e em que períodos do jogo aconteceram. A amostra foi constituída por 78 golos (5,57 ± 2,56), retirados de catorze jogos a partir dos quartos de final. Para a realização da recolha, foram utilizados os vídeos dos jogos, obtidos através do sitedo canal de televisão Sport ea súmula oficial das partidas, disponíveis no site da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). Os dados foram anotados em folhas de cálculo elaboradas especificamente para a realização deste trabalho. Adotou-se o método quantitativo, descritivo observacional e os métodos estatísticos utilizados foram as medidas de ocorrência, as medidas de tendência central e as medidas percentuais. Verificou-se que o ataque posicional, o contra-ataque, a bola parada e o jogo do linha-guarda-redes são responsáveis pela maioria dos golos, respetivamente, 24,3%, 24,3%, 23,1% e 21, 8%. Quanto ao período de incidência dos golos, 27% aconteceram no primeiro período, 14% no segundo, 21% no terceiro, 37% no quarto e 1% no prolongamento. A partir dos resultadosobtidos, concluiu-se que há um equilíbrio dos tipos de ataque (posicional, contra-ataque, bola parada e jogo do linha-guarda-redes) que originam golos e que estes ocorrem, sobretudo, nos últimos dez minutos do tempo regulamentar de jogo.Referências
-Andrade Junior, J.R. O jogo de futsal técnico e tático na teoria e na prática. Curitiba: Expoente, 1999.
-Bello Junior, N. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.
-Cabral, F.S. Análise da origem dos gols do Grand Prix de Futsal 2010. Disponível em <http://www.futsaltotal.com.br/artigos/65-analise-da-origem-dos-gols-do-grand-prix-de-futsal-2010> Acessado em 10/01/2012.
-Dias, R.M.R.; Santana, W.C. Tempo de incidência dos gols em equipes de diferentes níveis competitivos na copa do mundo de futsal. Revista Digital, Buenos Aires, Ano. 11, Núm. 101, 2006.
-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, Vol. 1, Núm. 1, p. 57-64, 2001.
-Gaya, A. Desenhos metodológicos V: delineamentos do tipo ex post facto. In: Gaya, A (org.). Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed, 2008.
-Marchi, R.V.; Silva, C.E.O.; Scramin, L.R.R.; Teixeira, A.A.; Chiminazzo, J.G.C. Incidência de gols resultantes de contra-ataques de equipes de futsal. Revista Conexões, Campinas, Vol. 8, Núm. 3, 2010.
-Saad, M.; Costa, C. Futsal: movimentações ofensivas e defensivas. 2ª edição. Florianópolis. Visual Books, 2005.
-Santana, W.C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2ª edição. Campinas. Autores Associados, 2008.
-Velasco Tejada, J.; Lorente Peñas, J. Entrenamiento de base en fútbol sala: fundamentos teóricos e aplicaciones prácticas. Barcelona. Paidotribo, 2003.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).