Desenhar um modelo de identidade de marca na indústria do futebol
Resumo
Hoje, o futebol é um dos desportos mais populares do mundo. A sua particular atratividade está firmemente ligada aos conceitos de marca; assim, este estudo teve como objetivo projetar um modelo de identidade de marca na indústria do futebol. Esta pesquisa aplicada em termos de finalidade e descritiva-survey em termos de natureza. A população estatística do estudo incluiu todos os espectadores, elites, atletas da Premier League iraniana de futebol, 384 dos quais foram selecionados como uma amostra estatística de forma acessível e direcionada. Para a análise dos dados foram utilizados testes estatísticos descritivos e inferenciais e análise de ajuste de modelos de modelação de equações estruturais com o software PLS. De acordo com os resultados, todas as dimensões da identidade da marca têm uma relação significativa ao nível de p≤0,05 com a identidade da marca da Premier Football League. A extensão não-produto teve o maior papel na explicação de 93% das alterações na identidade da marca e, a partir desta dimensão, a equivalência empírica explicou 91% das alterações nas variáveis da identidade da marca. De seguida, a variável relacionada com o produto explicou 86% das alterações na variável identidade da marca. Por fim, a identidade visual explicou 85% das alterações na variável identidade da marca. De acordo com os resultados da investigação, sugere-se que os clubes de futebol estão entre os fatores da sua identidade de marca, incluindo; Utilize a responsabilidade social, a gestão do relacionamento com o cliente, o recurso a gestores especializados em futebol, marketing e economia do desporto.Referências
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