Treino de guarda-redes no futebol: Uma descrição metodológica no alto rendimento
Resumo
O treino de guarda-redes passa por um momento de evolução entre as antigas tendências e as novas, que estão apoiadas na pedagogia do desporto, logo como analisado neste estudo, ambas estarão presentes, ainda que de forma desigual. O presente estudo teve como objetivo realizar uma descrição metodológica no alto rendimento, de forma a analisar semelhanças e diferenças entre metodologias empregues no treino específico do guarda-redes no alto rendimento, elucidar este impacto das metodologias de treino a que os guarda-redes estiveram submersos e verificar que competências técnico-táticas são trabalhadas nas formações específicas. Desse modo, partindo dos resultados obtidos na qual, 81% das ações caracterizaram aspetos técnicos e 19% aspetos táticos, 90% exercícios previsíveis e 10% exercícios imprevisíveis, 68% metodologia analítica e 32% metodologia global. Podemos ter uma conclusão em que, o treino analítico é ainda o mais presente e executado nos treinos. Baseando-se nas características dos exercícios analisados é possível notar uma desconstrução do movimento em relação ao jogo, pois existiam atividades em que as repetições ocorriam de forma fragmentada, com o objetivo de procurar o aperfeiçoamento e o padrão técnico. Contudo, a metodologia global também esteve presente, mesmo que de forma tímida voltados para a questões táticas, os guarda-redes estiveram inseridos de forma integrada com o restante do grupo, permitindo que se desenvolvessem dentro de jogos reduzidos com regras adaptadas, sendo assim, o ensino global cujas características presentes no futebol (técnico, tático, físico e emocional) estiveram explicitas nos treinos.Referências
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