Análise de Desempenho: um olhar sobre os métodos empregados em categorias de base de clubes de futebol da cidade de Porto Alegre-RS
Resumo
Introdução e Objetivo: Nas últimas décadas o futebol passou a ser estudado e interpretado nos seus minuciosos detalhes, obtendo maior informação qualificada sobre o jogo. A análise de desempenho procura promover a melhora do rendimento da equipe e/ou do atleta. O presente estudo teve como objetivo investigar a aplicação dos métodos de análise de desempenho no processo de formação de jovens futebolistas em três clubes profissionais da cidade de Porto Alegre-RS. Materiais e Métodos: A metodologia deste estudo caracteriza-se como de natureza aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Através do instrumento de entrevista semiestruturada foram entrevistados analistas de desempenho das categorias de base de três clubes. Como procedimento de análise dos dados, utilizou-se o método de triangulação. Resultados e Discussão: Os clubes estruturados nesta área de atuação, apesar de sistematizarem de maneira diferente os métodos utilizados, baseiam-se em princípios fundamentados na teoria. Os analistas de desempenho mencionam utilizar análises quantitativas e qualitativas sobre os dados dos jogos, assim como efetuam observações individuais e coletivas. Entretanto, em alguns casos, apresentou-se uma maior preocupação em análise de dados coletivos, sobrepondo-se as análises individuais, podendo distanciar-se do desenvolvimento e da formação dos atletas, papel das categorias de base. Conclusão: A análise de desempenho pode auxiliar na formação e desenvolvimento de jovens atletas de futebol, cabendo aos profissionais da área encontrarem os melhores métodos para sua aplicação. Os recursos usados pelos analistas, especialmente a filmagem do jogo, proporcionam um olhar mais técnico acerca dos acontecimentos ocorridos nas partidas.
Referências
-Anderson, C.; Sally, D. Os números do jogo: Por que tudo o que você sabe sobre futebol está errado. 1ª edição. São Paulo. Paralela. 2013.
-Braz, T.V. Análise de jogo no futebol: considerações sobre o componente técnico-tático, planos de investigação, estudos da temática e particularidades do controle das ações competitivas. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 15. 2013. p. 10.
-Cauduro, M. T.; e colaboradores. Investigação em educação física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo. Feevale. 2004.
-Dias, C. Análise táctica no Futebol: Estudo exploratório dos comportamentos tácticos desempenhados por jogadores no campo relvado e no campo pelado. Dissertação de Licenciatura em Desporto e Educação Física,
na Área de Alto Rendimento. Faculdade de Desporto. Universidade do Porto. Porto. 2009.
-Fonseca, K. C. G. Da ideia à prática: análise do modelo de jogo idealizado, treinado e realizado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP. 2018.
-Fernandes, L.F.F.; Possebon, M.; Birk, M.; Menezes, F.C. L. Investigação em educação física e esportes: um novo olhar pela pesquisa qualitativa. Novo Hamburgo-RS. Feevale. 2004.
-Franks, I. M.; Miller, G. Eyewitness testimony in sport. Journal of sport behavior. Vol. 9. Núm. 1. 1986. p. 38.
-Garganta, J. A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista portuguesa de ciências do desporto. Vol. 1. Núm. 1. 2001. p. 57-64.
-Gómez-ruano, M.A. La importancia del análisis notacional como tópico emergente en Ciencias del deporte. The importance of performance analysis as an emergent research topic in sport sciences]. RICYDE. Revista
Internacional de Ciencias del Deporte. Vol. 13. Núm. 47. 2017 p. 1-4.
-Macedo, P.A.P.; Leite, M.M. Scout como um instrumento avaliativo do treinamento esportivo nas categorias de base do futebol. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 2. Núm. 1. 2009. p. 21-35.
-Okazaki, V.H.A.; Dascal, J.B.; Okazaki, F.H.A.; Teixeira, L.A. Ciência e tecnologia aplicada à melhoria do desempenho esportivo. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 11. Núm. 1. 2012.
-Silva, P.M. A análise do jogo em Futebol. Um estudo realizado em clubes da Liga Betandwin.com. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Lisboa. 2006.
-Silva, S. A. P. S. Pesquisa qualitativa em educação física. Revista Paulista de Educação Física. 1996. 87-98.
-Teoldo, I.; Guilherme, J.; Garganta, J. Para um Futebol Jogado com Ideias: Concepção, treinamento e avaliação do desempenho tático de jogadores e equipes. Curitiba. Appris. 2015.
-Thiengo, C.R. Os saberes e o processo de formação de futebolistas no São Paulo Futebol Clube. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro-SP. 2011.
-Vendite, L.L; Moraes, A.C.; Vendite, C.C. Scout no futebol: uma análise estatística. Conexões. Vol. 1. Núm. 2. 2003. p. 183-194.
-Volssovitch, A; Ferreira, A.P. Da descrição estática à predição dinâmica. A evolução das perspectivas de análise da performance nos jogos desportivos coletivos. In: Fundamentos e aplicações em análise do jogo. Universidade
Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. FMH. 2013.
Copyright (c) 2021 Manoel Eduardo do Prado Shamah, Alexandre Patz Hein, Marcos Xavier de Andrade, Rodrigo Carlet, Luciano de Oliveira Elias, Luis Eurico Kerber, Rogério da Cunha Voser
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).