Inclusão de treinos pliométricos para o desenvolvimento de potência em membros inferiores
Resumo
O presente estudo tem como objetivo verificar e comprovar que a inclusão de métodos de treinos pliométricos, desenvolvi a potência de membros inferiores dos goleiros de futebol do sub-20 do Paysandu. A amostra do estudo foi feita com quatro goleiros, que estavam treinando frequentemente, com avaliações antropométricas, testes de potência e programas de treinamento durante o período de oito semanas. Com a coleta de dados realizada no período de quatro a quatro semanas foi feito cálculos (regra de três, IMC, cálculo do %gordura) para comparações em tabelas e gráficos. O resultado do trabalho os atletas obtiveram melhoras significativas em: testes de corrida de 20 e 40m, impulsão horizontal e impulsão vertical. Foi constatado depois da pesquisa a evolução dos testes após a inclusão do treino pliométrico com resultados bem significativos o atleta três obteve aproximadamente 11% de melhoras nos testes.
Referências
-Abelha, J. B. L. Treinamento de Goleiro: Técnico e físico. Editora Icone. São Paulo. 1999.
-Bacurau, R.; Navarro, F.; Uchida, C. Hipertrofia Hiperplasia: Fisiologia, nutrição e treinamento do crescimento muscular. 3ª edição. Phorte. São Paulo. 2009.
-Berto, E. S. M.; Magalhães, F. C. O. A estatura como critério de seleção na captação e formação do goleiro de futebol de campo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 06. Núm. 20. 2014.
-Bompa, T. O. Periodização: Teoria e Metodologia do Treinamento. Phorte. São Paulo. 2002.
-Bompa, T. O. Treinamento de potência para o esporte. Phorte. São Paulo. 2004.
-Bossi, L. C. Periodização na musculação. 2ª edição. Phorte. São Paulo. 2011.
-Brum, L. A. G. S. Formação de goleiros em longo prazo. Disponível em Acessado em 08/06/2016.
-Digionani, M. Análise antropométrica de atletas de categorias de base de um time paranaense de futebol de campo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 04. Núm. 13.2012.
-Gomes, A. C.; Souza, J. Futebol: treinamento desportivo de alto rendimento. Editora Artmed. Porto Alegre. 2008.
-Gomes, F. V. A influência do treinamento de força nos níveis de impulsão horizontal e vertical em goleiros de futebol de campo na fase da adolescência. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. 2011.
-Lean, M.E.J.; Han, T.S. Deurenberg P. Predicting body composition by densitometry from simple anthropometric measurements. Am J Clin Nutr. Vol. 63. Núm. p.4-14. 1996.
-Maior, A. S. Fisiologia dos Exercícios Resistidos. Phorte. São Paulo. 2008.
-Marconi, M. A.; Lakatos, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª edição. Atlas. São Paulo. 2003.
-Pires, A. B.; e colaboradores. Treinamento Pliométrico. Revista digital EFDesportes.com. Buenos Aires. 2011.
-Queiroz, R. M.; profissão goleiro: Da iniciação ao alto rendimento. Phorte. São Paulo. 2012.
-Souza, C. P. F. Avaliação da potência anaeróbia - relação entre a velocidade de corrida e os testes de força-velocidade, wingate e impulsão vertical. Monografia. Universidade de Coimbra. Coimbra. 2003.
-Tavares, O.; Telles, S. A preparação de goleiros e sua evolução. 2006.
-Tubino, M. J.; Moreira, S. B. Metodologia Científica do Treinamento Desportivo. 13ª edição. Shape. Rio de Janeiro. 2003.
Copyright (c) 2022 Carlos Felipe Frazão Henriques, Moises Simão Santa Rosa de Souza, João Carlos Bouzas Marins, Israel Teoldo da Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).