Desempenho dos semifinalistas da Copa do Mundo 2018: volume de passes e setores de maior incidência de gols
Resumo
O estudo analisou a características dos gols das quatro melhores seleções da Copa do Mundo FIFA 2018. Para isso foram usados dados do site oficial da competição (www.fifa.com), além da gravação dos jogos para a coleta da quantidade de passes, origem da jogada e local da assistência. O evento teve ao todo 64 partidas tendo assinalados 169 gols marcados, com uma média de 2,6 gols por jogo. Entre as equipes observadas houve uma predominância de gols com bola em jogo, prevalecendo a posse de bola de até cinco trocas de passe para o gol. Bélgica e Croácia se destacaram por apresentar maior velocidade de ataque em seus gols, enquanto a França teve mais posse e a Inglaterra foi mais eficaz nas bolas paradas. Além disso, o local de origem e assistência das jogadas variou muito conforme a característica de jogo de cada seleção.
Referências
-Favaro, M. J. Copa do Mundo de Futebol de 2010: análise dos gols da competição. TCC Bacharelado em Educação Física. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2010.
-Führer, F. D. Futebol: análise descritiva dos gols do Campeonato Brasileiro de 2013 - Série A. TCC de Graduação em Educação Física. UFRGS. 2014.
-Gomes, R. C. N. Influência da posse de bola no desempenho das seleções na Copa do Mundo de futebol de 2014. TCC. UFRN. Natal. 2017.
-Kunzel, R.; Crescente, L. A. B.; Siqueira, A. D.; Garlipp, D. C. Análise dos gols marcados no futebol de campo masculino dos Jogos Olímpicos de 2016. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 10. Núm. 37.
-Júnior, N. K. M. Copa do Mundo de 2014: dados estatísticos das quatro melhores equipes. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. 2015.
-Moraes, J. C.; Cardoso, M. D.; Vieira, R.; Oliveira, L. Perfil Caracterizador dos gols em equipes de futebol de elevado rendimento. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Num. 12. p. 2012.
-Oliveira, L. C. M. S. Copa América x Eurocopa, particularidades e similaridades: um estudo comparativo dos gols na edição 2016. TCC de pós-graduação em futebol e futsal. Universidade Estácio de Sá. Porto Alegre. 2016.
-Santos, F.; Mendes, B.; Maurício, N.; Furtado, B.; Sousa, P. M.; Pinheiro, V. Análise do golo em equipas de elite de futebol na época 2013-2014. Revista de Desporto e Actividade Física. p. 11-22. 2016.
-Silva, J. V. O.; Praça, G. M.; Silva, C. J. A.; Greco, P. J. Relação entre posse de bola e eficácia em processos ofensivos no futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Num. 29. p. 161-165. 2016.
Copyright (c) 2020 LuÃs César Madruga Santiago de Oliveira, Marcella de Castro Campos Velten, Siomara Aparecida da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).