Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino
Resumo
O esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercícios físicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.
Referências
-Berleze, A.; Vieira, L. F.; Krebs, R. J. Motivos que levam crianças para a prática de atividades motoras na escola. Revista da Educação Física/UEM. Maringá. Vol. 13. Núm. 1. p. 99-107. 2002.
-Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília. MEC. 2000.
-Braghirolli, E. M.; Bisi, G. P.; Rizzon, L.A.; Nicoletto, U. Psicologia geral. 21ª edição. Porto Alegre. Editora Vozes. 2001.
-Cardoso, L. M. Fatores Motivacionais Para A Prática do Futsal Feminino, Numa Equipe de Rendimento Sub-17: Um Estudo de Caso. TCC de Graduação Bacharelado de Educação Física. Universidade do Extremo Sul
Catarinense-Unesc. Criciúma. 2012.
-Confederação brasileira de futebol de salão (Brasil). A História. 2017. Disponível em: <http://cbfs.com.br/2015/selecao/historia/>. Acesso em: 30/05/2017.
-Garcia, R. M. Aspectos motivacionais que levam os adolescentes à prática do futsal. TCC de Licenciatura em Educação Física. Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro. 2010.
-Gaya, A.; Cardoso, M. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista Perfil. Ano 2. Núm. 2. p. 40-52. 1998.
-Guimarães, S. O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação. 2004.
-Hallal, p. C.; Nascimento, R. R.; Hackbart, l.; Rombaldi, A.J. Fatores intervenientes associados ao abandono do futsal em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 12. Núm. 3. p. 27-32. 2004.
-Krug, H.N. Educação física escolar: temas polêmicos. Cadernos de ensino, pesquisa e extensão do Centro da UFSM. Núm. 53. p. 1-49. 2002.
-Marques, M. G. Psicologia do Esporte: Aspectos em que os Atletas Acreditam. Canoas: Ulbra. 2003.
-Nuñez, P.; Martins, R. Motivos que levam Adolescentes a Praticar o Futsal. Revista Conexões. Vol. 6. Núm. 1. 2008.
-Paim, M. C.; Pereira, E. Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola. Revista Motriz. Rio Claro: Vol. 100. Núm. 3. p. 159-166. 2004.
-Paim, M. C. C. Fatores Motivacionais e Desempenho no Futebol. Revista da Educação Física de Maringá. Vol. 12. Núm. 2. p. 73-79. 2001.
-Rabelo, G. M. Motivação: um estudo realizado com a equipe de futebol masculina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. TCC de Graduação de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2009.
-Rondini, O. M. Fatores motivacionais que levam adolescentes do sexo masculino entre 15 e 17 anos a praticarem futsal. Revista Digital. Buenos Aires. p. 1-12. 2014.
-Sá, T. A. Motivação de crianças entre 11 e 14 anos para a prática do futsal. TCC de Graduação de Licenciatura em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2009.
-Tubino. M. J. G. Dimensões sociais do Esporte. São Paulo. Cortez. 1992.
Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).