Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino

  • Guilherme Dutra Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Chellsea Hortêncio Alcântara Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal, Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Igor Augusto Pereira Santana Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Tiago Turnes Laboratório do Esforço Fí­sico, Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
Palavras-chave: Psicologia, Aderência, Esporte

Resumo

O esporte é um importante aliado para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social da criança. Quando se trata da aprendizagem de habilidades motoras, a motivação estabelece-se como elemento central. O futsal surge então como, uma importante alternativa para a prática de exercí­cios fí­sicos. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores motivacionais para a prática de futsal em crianças e adolescentes com idade entre 8 a 14 anos em ambientes com diferentes finalidades de ensino. Participaram do estudo 103 meninos com 11,3 ± 1,4 anos, divididos nos grupos Escola (n=32), Escolinha (n=34) e Clube (n=37). Foi utilizado como instrumento de medida o Inventário de Motivação para a prática Desportiva de Gaya e Cardoso (1998), subdivididas em 3 categorias: competência Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde. Embora não houve diferença, quando agrupados em um único grupo, nas competências Desportiva, Amizade/Lazer e Saúde (p=0,789), no Clube o fator predominante para a prática de futsal foi a competência Desportiva, enquanto nos outros ambientes o principal foi a Amizade/Lazer. Pode-se concluir que os fatores motivacionais para a prática do Futsal são dependentes do ambiente de ensino, o que pode contribuir no melhor planejamento das aulas e consequentemente na aprendizagem.

Biografia do Autor

Guilherme Dutra, Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Chellsea Hortêncio Alcântara, Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal, Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Futebol e do Futsal, Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Igor Augusto Pereira Santana, Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Tiago Turnes, Laboratório do Esforço Fí­sico, Departamento de Educação Fí­sica, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Professor do curso de Educação Fí­sica do Centro de Esportes (CDS) e do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica (PPGEF), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como Professor Pesquisador no Laboratório do Esforço Fí­sico (LAEF), da UFSC, e pesquisador voluntário no Laboratório de Pesquisas em Desempenho Humano (LAPEDH / UDESC). Bacharel em Educação Fí­sica desde 2010 pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em 2013 concluiu o Mestrado em Ciências do Movimento Humano e em 2016 o Doutorado em Ciências do Movimento Humano, ambos pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da UDESC. Tem experiência em educação fí­sica com ênfase em fisiologia do exercí­cio, avaliação fí­sica, treinamento desportivo e desempenho humano.

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Publicado
2020-04-19
Como Citar
Dutra, G., Alcântara, C. H., Santana, I. A. P., & Turnes, T. (2020). Fatores motivacionais de crianças e adolescentes praticantes de Futsal em ambientes com diferentes propostas de ensino. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 11(45), 483-489. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/799
Seção
Artigos: Edição Especial