Nível psicomotor de crianças praticantes de Futsal e de um projeto social da cidade de Anápolis-GO
Resumo
O futsal e o futebol são as modalidades mais praticados entre as crianças e adolescentes, buscando desenvolver e aprimorar capacidades físicas e habilidades motoras. O presente estudo tem como o objetivo comparar o nível psicomotor entre escolaridade com um grupo praticantes de Futsal e um grupo de um projeto social. Metodologia: É um estudo de caráter transversal, quantitativo de cunho descritivo. A amostra foi composta por 65 crianças do sexo masculino, sendo 26 de uma escola de futsal e 39 de um projeto social, foi utilizada a bateria psicomotora de Oliveira, o qual avaliou coordenação motora, esquema corporal, lateralidade e estruturação espaço-temporal. Como resultado foi constatado que o grupo praticante de futsal foi superior na maioria dos quesitos motores de coordenação motora, lateralidade e estruturação temporal, quando comparados entre a escolaridade no componente lateralidade, o 2° 3° e 4° ano do futsal sobressaiu aos da AABB. Para esquema corporal, o 2° e 3°ano o grupo da AABB foram melhores e o 4º e 5º o grupo do futsal. Para a coordenação o 2°, 4° e 5° ano do Futsal foram melhores. Para a estruturação espacial, o 2°, 3°e 4°ano o grupo da AABB foram melhores comparados ao Futsal. E para a estruturação temporal, o 2° 3° e 5° o futsal foi melhor. Conclui-se que o grupo de praticantes de futsal foram melhores do que os integrantes do projeto social da AABB na maioria dos componentes.
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