A perspectiva dos pais em relação à participação esportiva dos filhos em uma escolinha de Futsal
Resumo
O presente estudo tem por objetivo verificar qual a perspectiva dos pais diante da prática esportiva dos filhos em uma escolinha de futsal. Diante disso, buscou-se compreender qual a influência, a participação, o envolvimento e as expectativas dos pais em relação à prática esportiva dos filhos. Os colaboradores foram definidos de forma intencional, sendo eles três pais e uma mãe, os quais possuíam filhos na categoria sub-12 de uma escolinha de iniciação ao futsal. Para a obtenção da informação deste trabalho foi utilizado como principal procedimento à entrevista semiestruturada e a definição das categorias de análise. Como principais resultados verificou-se que existe, mesmo de forma imperceptível por parte dos colaboradores, a influência dos pais em relação à prática esportiva dos seus filhos, bem como certo cuidado da parte deles em não os submeter à especialização precoce e rotinas de treinamento. São extremamente positivos a participação e o envolvimento dos pais colaboradores no esporte praticado por seus filhos. Por fim, compreende-se que ainda existe desconhecimento, da parte de alguns pais e, a falta de argumentos precisos, convictos e esclarecidos a respeito da metodologia utilizada na escolinha dos seus filhos. A partir desses resultados foi possível concluir que a perspectiva dos pais é que os filhos continuem praticando esportes de forma que lhes traga felicidade, aprendam a lidar com as adversidades do trabalho em grupo, e por fim, que participem de mais competições.
Referências
-De Rose Junior, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: Uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre. Artmed. 2002.
-Fonseca, G. M.; Stela, E. S. A influência parental na participação dos filhos no Futsal competitivo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 28 p. 3-12. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/379>
-Gaya, A.; Garlipp, D. C.; Silva, M. F.; Moreira, R. B. Ciências do movimento humano: Introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.
-Marques, M. G. Psicologia do esporte: Aspectos em que os atletas acreditam. Canoas.Ulbra.2003.
-Martins, L. L. D. B. A influência dos pais na formação esportiva dos filhos. Trabalho de conclusão de Curso. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde Centro Universitário de Brasília-UniCEUB.2016.
-Moraes, L. C.; Rabelo, A. S.; Salmela. J. H. Papel dos Pais no Desenvolvimento de Jovens Futebolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica. Vol. 17. Núm. 2. 2004. p. 211-222.
-Navarro, A. C.; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte.2008.
-Negrini, A. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: Triviños, A. N. S.; Molina Neto, V. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre. UFRGS/Sulina.1999.
-Nunomura, M.; Oliveira, M. S. A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 28. Núm. 1. p. 125-134. 2014.
-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.
-Simões, A. C.; Böhme, M. T. S.; Lucato, S. A participação dos pais na vida esportiva dos filhos.Revista Paulista de Educação Física. Vol. 13. Núm. 1. p. 34-45. 2017.
-Sullivan, J.; Anderson, S. Cuidado com Jovem Atleta: Enfoque interdisciplinar na iniciação e no treinamento esportivo. Manole. 2004.
-Tobias, W. O.; Cazella, R. D.; Ribeiro, D. A. Fatores relacionados à desistência da prática do Futsal e crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 29. p. 181-189. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/411>
-Vargas Neto, F. X.; Voser, R. C. A Criança o esporte: uma perspectiva lúdica. Canoas. Editora da ULBRA. 2001.
-Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Canoas: Editora Ulbra, 2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).