FIFA: Aspectos históricos, organizacionais e políticos
Resumo
Sendo o esporte um mecanismo cultural utilizado ao longo do século como incentivo à paz e à união dos povos, a FIFA possui um papel fundamental na sua organização em escala mundial. A presente pesquisa tem assim o objetivo geral de analisar e compreender o comportamento da FIFA na questão histórica de desenvolvimento e seus aspectos políticos. Busca-se especialmente observá-la a partir dos anos 1990, devido ao contexto mundial globalizado e ao contexto interno ao qual fora submetido a organização durante a presidência do brasileiro João Havelange (1974-1998).
Referências
-Cruz, A. H. O. A virada econômica do futebol: observações a partir do Brasil, Argentina e uma Copa do Mundo. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.
-Darn, T. Reflexões sobre o território do futebol e a copa do mundo FIFA 2014 no Brasil. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro. 2011.
-Favero, P. M. Globalização, mercantilização e geopolítica do futebol. Monografia. Universidade de São Paulo. 2006.
-Fifa. Associations. Acesso em 14 de junho de 2017 em: <http://www.fifa.com/associations>. 2017.
-Fifa. Statutes. Acesso em 16 de junho de 2017 em: <http://www.fifa.com/mm/Document/AFFederation/Generic/02/58/14/48/2015FIFAStatutesEN_Neutral.pdf>. 2015.
-Giglio, S. S. COI x FIFA: a história política do futebol nos Jogos Olímpicos. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2013.
-Globo. Blatter é reeleito presidente da Fifa após desistência de concorrente. Acesso em 25 de junho de 2017 em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/05/blatter-e-reeleito-presidente-da-fifa-apos-desistencia-de-concorrente.html>. 2015.
-Globo. Blatter decide deixar presidência da Fifa e convoca novas eleições. Acesso em 25 de junho de 2017 em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/06/blatter-coloca-cargo-disposicao-e-sugere-novas-eleicoes-fifa.html>. 2015a.
-Keane, J. A Sociedade Civil: velhas imagens e novas visões. Lisboa: Temas e Debates. 2001.
-Leoncini, M. P.; Silva, M. T. Entendendo o futebol como um negócio: um estudo exploratório. Gestão e Produção. São Carlos. 2005.
-Magalhães, L. G. Com a taça nas mãos: sociedade, Copa do Mundo e ditadura no Brasil e na Argentina. Tese de Doutorado. Universidade Federal Fluminense. 2013.
-Ramos, P. O. Por que a Fifa funciona? –Uma análise da organização internacional que controla o futebol no mundo. Monografia. Universidade de Brasília. 2011.
-Sugden, J. e Tomlinson, A. FIFA and the contest for world football: who rules the peoples’ game. Cambridge: Polity. 1998.
-Terra. Somos a organização internacional mais transparente do mundo, diz Valcke. <http://esportes.terra.com.br/futebol/copa-das-confederacoes/somos-a-organizacao-internacional-mais-transparente-do-mundo-diz-valcke,c83b02a28b67f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html>. 2013. Acesso em 25/06/2017.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).