Avaliação do nível de conhecimento tático declarativo de atletas Universitários de Futsal
Resumo
O futsal é um desporto onde a variante tática é fundamental na sua prática. O objetivo do estudo foi avaliar o nível de conhecimento tático declarativo da seleção masculina de futsal da Universidade Federal do Ceará. Fizeram parte da amostra 12 atletas universitários de futsal, avaliados através de um questionário composto por 28 questões mistas. Os resultados revelaram que a equipe conseguiu uma média de 93,1 pontos, que é considerada regular, todavia, uma nota baixa para uma equipe competitiva. O jogador que apresentou a maior pontuação foi o goleiro, obtendo 116 pontos, sendo classificado como bom, confirmando dessa forma a importância da figura do goleiro em uma equipe de futsal. Em relação a fase de iniciação, observou-se que os atletas tiveram uma especialização precoce, em média 9,3 anos, podendo ser um dos motivos dos baixos resultados atingidos pela equipe. No que diz respeito a experiência dos atletas, os resultados revelaram que a equipe possui uma média de 13,3 anos de tempo de prática na modalidade. Conclui-se que a equipe avaliada apresentou uma média de pontos regular no teste, sendo o goleiro o jogador que apresentou a maior pontuação, e pode-se perceber que a pontuação está relacionada diretamente a experiência do atleta na modalidade, assim como a fase de iniciação do mesmo. Dessa forma recomenda-se que o treinador da equipe incorpore no seu plano de treinamento, ações visando trabalhar de forma mais específica o conhecimento tático de seus atletas.
Referências
-Aburachid, L.M.C.; Silva, S.R.; Greco, P.J. Nível de conhecimento tático de jogadores e avaliação subjetiva dos treinadores de futebol. Revista Brasileira de Futebol Vol. 5. Num. 18. 2013. p. 322-330.
-Balzano, O.N. Futsal: Treinamento com jogos táticos por compreensão. Várzea Paulista. São Paulo. Fontoura. 2014. p. 246.
-Balzano, O.N. Metodologia dos jogos condicionados para o futsal e educação física escolar. Porto Alegre. 2012.
-Balzano, O.N; Oliveira, E.M. Proposta de avaliação do nível de conhecimento tático declarativo e tomadas de decisões, dentro das capacidades coletivas de ataque e defesa no Futsal. EFdeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 18. Num. 181. 2013.
-Bello Junior, N. A Ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro. Sprint. 1998.
-Carvalho, R.M.B. Qualidade de vida no trabalho visando à realidade da indústria em Brasil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Vol. 15. Num. 153. 2011.
-Filgueira, F.M. Futebol: uma visão da iniciação esportiva. Ribeirão Preto. 2004.
-Giacomini, D.S.; Soares, V.O.; Santos, H.F.; Marias C.J.; Greco, P.J. O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Motricidade. Vol. 7. Num. 1. 2011. p. 43-53.
-Greco J.P.; Benda, R.N. Iniciação esportiva universal: Da aprendizagem motora ao aprendizado técnico. Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais. 1998.
-Lakatos, E.M.; Marconi, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo. Atlas. 2003.
-Moresi, E. Metodologia de pesquisa. Brasília. Universidade Católica de Brasília. 2003.
-Oliveira, F. Conhecimento processual de tomada de decisão em orientação: comparação de jovens com diferentes níveis de maestria utilizando simulador computadorizado. Dissertação de Mestrado. FCDEF-UP. 2001.
-Passos, P.C.B.; Costa, L.C.A.; Belem, I.C.; Contreira, A.R.; Both, J.; Vieira, L.F. A satisfação do atleta de futsal e o tempo de experiência no esporte. A satisfação do atleta de futsal e o tempo de experiência no esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2014. p. 64-69.
-Pinto, R.D.R.V. Conhecimento declarativo no futsal: Estudo comparativo de equipes profissionais e amadoras, considerando anos de prática, idade, estatuto posicional e sistema de jogo. Monografia realizada no âmbito da disciplina de seminário do 5º ano do curso de Licenciatura em Desporto e Educação Física, da Opção Complementar de Desporto de Rendimento -Futebol. Porto. Universidade do Porto.2005.
-Rezende, A.; Valdéz. H. Métodos de Estudo das Habilidades Táticas: Abordagem comparativa entre jogadores habilidosos e iniciantes -expert & novices. Educación Física y Desportes. 2003.
-Saad, M.A.; Nascimento, J.V.; Milistetd, M. Nível de desenvolvimento técnico-tático de jovens jogadores de futsal: considerando a experiência esportiva. Revista de Educação Física/UEM. Vol. 24. Num. 4. 2013. p. 535-544.
-Santos, F.N. Os componentes táticos coletivos no futsal: O processo de ensino-Aprendizagem-Treinamento nas equipes escolares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Educação Física. Universidade Federal do Ceará/UFC. Ceará. 2012.
-Souza, P.R.C. Proposta de avaliação e metodologia para desenvolvimento do conhecimento tático em esportes coletivos: o exemplo do futsal. In: 1º Prêmio INDESP de Literatura Desportiva. 1997. Brasília. Publicações do INDESP. 1999.
-Valdericena, F. Fútbol sala: Defensa-Ataque-Estratégias. Madrid: Gymnos, Editorial Deportiva, S.L. 1994.
-Voser, R.C. Futsal: Princípios técnicos e táticos. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).