A iniciação do futsal nas escolas de Ensino Fundamental II em Monte Alto-SP
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar como é estruturada a iniciação do Futsal nas escolas de ensino fundamental II no município de Monte Alto-SP. Os procedimentos metodológicos adotados nessa pesquisa foram à revisão de literatura, para abordagem da temática proposta, e por meio de um estudo de campo, onde nove professores do Ensino Fundamental II de escolas municipais, estaduais e particulares responderam um questionário de sete perguntas sobre a iniciação do Futsal. Após a avaliação dos resultados constatou-se que 78% dos professores entrevistados preferem adotar como metodologia na iniciação do Futsal um método misto entre o Método Global e o Método Analítico, no Método Global sua maior dificuldade na visão dos professores é a inclusão de alunos que não conhecem o Futsal com os alunos que já praticam o esporte e no Método Analítico a maior dificuldade observada pelos professores é o desinteresse dos alunos por ser um método de exercícios repetitivos. De acordo também com esta pesquisa os professores em sua maioria destacaram que em suas aulas de iniciação do Futsal, meninos e meninas participam juntos e em harmonia, apenas com certo receio por parte dos meninos. Conclui-se que a maioria das aulas de iniciação ao futsal são estruturadas por meio de uma metodologia de ensino pautada no método misto de ensino e que os professores se preocupam com a escolha de métodos de ensino que contemple a participação de meninos e meninas com materiais específicos e respeitando o desenvolvimento e as características de cada aluno em detrimento da especialização precoce.
Referências
-Apolo, A. Futsal: Metodologia e Didática na Aprendizagem. 2ªedição. Phorte. 2008. 150 p.
-Armbrust, M. Comparação entre método global e método parcial na modalidade futsal com relação ao fundamento passe. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 2. Núm. 5. p. 77-81. 2010. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/47/47>
-Mutti, D. Futsal: Da Iniciação ao Alto Nível. 2ª edição. Phorte. 2003. 306 p.
-Voser, R.C.; Giusti, J.G.O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. Porto Alegre. Artmed. 2002. 198 p.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).