Reconhecimento das marcas patrocinadoras dos times de Futebol Brasileiro
Resumo
O futebol é uma das maiores paixões dos brasileiros e os fatos que cercam esse esporte são constantemente propagados nos diversos meios de comunicação. A vasta divulgação do esporte desperta o interesse de muitas empresas a querer vincular a sua marca a determinado time de futebol com vistas a maximizar seus retornos de exposição, imagem e vendas. O presente estudo objetivou verificar o reconhecimento das marcas patrocinadoras dos times de futebol brasileiro na percepção dos torcedores. O público alvo do estudo foi composto por estudantes universitários selecionados por amostragem não probabilística por conveniência, totalizando 126 estudantes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário, no mês de junho de 2015, que foi respondido através de entrevista pessoal e individual. Os resultados demonstraram que 28,3% dos respondentes não torcem por nenhum time e 71,7% torcem por algum time. Considerando apenas a parcela dos respondentes que torcem por algum time, 28,9% não reconhecem nenhuma marca patrocinadora do time que torce e 71,1% reconhecem. Observa-se que a maior parcela dos torcedores reconhece as marcas patrocinadoras do time de futebol. Conclui-se que quando o indivíduo torce por algum time de futebol há um reconhecimento considerável das marcas patrocinadoras.
Referências
-Berkowitz, E. N.; Kerin, R. A.; Hartley, S. W.; Rudelius, W. Marketing. 6ªedição. Rio de Janeiro. LTC. 2003. p. 454.
-Carelli, F. G.; David, W. L. A. O reconhecimento da marca dos patrocinadores do futebol brasileiro. In: 30º Congresso Internacional de Educação Física do FIEP, v. 85 Special Edition, 2015, Foz do Iguaçu, PR. Resumos... Anais (Livro). Foz do Iguaçu: FIEP, 2015. p. 44.
-Ferrari, T. D.; Silveira, R. B. Pra qual time você torce? O marketing e as estratégias de patrocínio esportivo. In: Seminários em Administração: Empreendedorismo e inovação, 20, 2009, São Paulo. Anais do..., São Paulo: SEMEAD, 2009.
-Karsaklian, E. Comportamento do consumidor. 2ªedição. São Paulo. Atlas. 2004. p. 344.
-Kotler, P. Marketing de A a Z: 80 Conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro. Elservier. 2003. p. 251.
-Leocádio, A.L.; Silvestre, A. C. D.; Portela, D. Z.; Nakajima, L. Y.; Silva, T. F. Marketing Esportivo no Campeonato Brasileiro de Futebol: relação entre empresas investidoras e times patrocinados. In: Seminários em Administração, 10, 2007, São Paulo. Anais do..., São Paulo: SEMEAD, 2007.
-Malhotra, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6ªedição. Porto Alegre. Bookman. 2006. p. 720.
-Mattar,F. N. Pesquisa de Marketing. 2ªedição. São Paulo. Atlas. 1996. p. 270.
-Melo Neto, F. P. Marketing esportivo: o valor do esporte no século XXI. Rio de Janeiro. BestSeller. 2013. p. 320.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).