Jogo bom e arquibancada cheia: Uma análise da relação entre desempenho em campo e atração de público em jogos de Futebol
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar variáveis que apresentam relação com o resultado final de jogos de futebol e verificar se o resultado final dos jogos influencia na satisfação dos seus torcedores. Para isso foram realizadas análises de regressões entre o resultado final da partida e variáveis como local do jogo; variáveis táticas como posse de bola, número de finalizações, assistências, passes certos, defesas entre outras e o número de torcedores em campo. Também foram realizadas regressões entre o resultado final de uma partida, e o número de torcedores presentes no jogo seguinte, para verificar se o resultado de um jogo influencia na satisfação do público e na motivação deste em assistir no campo a próxima partida. Os resultados apontam que variáveis como local, número de assistências e finalizações são significativas para explicar o resultado final do jogo. No entanto, a participação da torcida não se mostrou relevante para explicar o placar da partida, ao mesmo tempo que, o resultado final não se mostrou significativo para explicar a participação da torcida nas partidas seguintes.
Referências
-Almeida, L.G.; Oliveira, M.L.; Silva, C.D. Uma análise da vantagem de jogar em casa nas duas principais divisões do futebol profissional brasileiro. Rev. bras. educ. fís. Esporte. Vol. 25. Núm. 1. 2011.
-Cunha, F.A. Correlação entre vitórias e passes errados no futebol profissional. Revista Digital -Buenos Aires. Año 9. Núm. 62. 2003.
-Gómez, R.; Mendo, H. Revisión de Indicadores de Rendimento en Fútbol. Revista Iberoamericana de Ciencias de la Actividad Fisica y el Deporte. Vol. 1. Núm. 1. p. 1-14. 2012.
-Guindani, T.; Siqueira, F.; Picanço, E.; Navarro, C. O Papel do Marketing no Futebol: A função do Marketing como Ferramenta Geradora de Recursos. In: Convibra Administração, Anais do Congresso, 2012.
-Haas, D.J. Productive Efficiency of English Football Teams -A Data Envelopment Analysis Approach. Managerial and Decision Economics. Vol. 24. p. 403-410. 2003.
-Lago-Ballesteros, J.; Lago-Peñas, C. Performance in Team Sports: Identifying the Keys to Success in Soccer. Journal of Human Kinetics. Vol. 25. p. 85-91. 2010.
-Lago-Peñas, C.; Lago-Ballesteros, J.; Rey, E. Differences in performance indicators between winning and losing teams in the UEFA Champions League. Journal of Human Kinetics. Vol. 27. p. 135-146. 2011.
-Leivas, P.S.L.; Faria, E.S.; Voser, P.E.G.; Voser, R.C. A Vantagem do Fator Local nos Jogos do Campeonato Gaúcho de Futebol nas Séries A e B de 2000 a 2011. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol.5. Núm. 16. p. 139-145. 2013.
-Leoncini, M.P.; Silva, M.T.S. Entendendo Futebol como um Negócio: Um Estudo Exploratório. Gestão & Produção. Vol. 12. Núm. 1. p. 11-23. 2005.
-Medeiros Filho, E.S.; Haddad, J.P.A. Futebol Profissional: “Campo Cheio” não ajuda a Ganhar Jogo. Rev. Bras. Cienc. Esporte. Vol. 30. Núm. 1. p. 123-135. 2008.
-Mondo, T.S.; Dias, J.S. A vantagem em casa no futebol: um estudo sobre o futebol catarinense. Revista Digital. Buenos Aires. Año 14. Núm. 139. 2009.
-Moura, F. T.; Lucian, R. A Experiência Extraordinária de um Jogo de Futebol: A Influência dos Elementos de Servicescape na Avaliação de Qualidade e Satisfação dos Consumidores. In: EnANPAD, 2008, Rio de Janeiro. XXXII EnANPAD 2008.
-Navarro-García, A.; Reyes-García, M.E. Acedo-Gonzáles, F.J. Calidad percibida y satisfacción de los espectadores de fútbol. Investigaciones Europeas de Dirección y Economía de la Empresa. Vol. 20. p. 87-94. 2014.
-Nevill, A.M.; Holder, R.L. Home advantage in sport: an overview of studies on the advantage of playing at home. Sports Med. Vol. 28. Núm. 4. p. 221-236. 199.
-Rosa Díaz, I.M.; Verdugo, M.C.; Florencio, B.P. Calidad percibida por el espectador de fútbol. Revista de Psicología del Deporte. Vol. 21. Núm. 1. p. 25-33. 2012.
-Silva, C.D. A vantagem de jogar em casa: uma avaliação no futebol brasileiro na temporada de 2003. Revista Digital. Buenos Aires. Año 10. Núm. 71. 2004.
-Silva, C.D.; Medeiros, N.C.; Silva, A.C.D. Vantagem em casa no campeonato brasileiro de futebol: efeito do local do jogo e da qualidade dos times. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. Vol. 12. Núm. 2. p. 148-154. 2010.
-Thaureaux, A.L.L.; Cuadro, H.N. Propuesta de indicadores para valorar el rendimeinto técnico-táctico de un equipo de fútbol. Revista Facultad de Cultura Física Holguín. Vol. 1. Núm. 9. p. 1-8. 2003.
-Theodorakis, N.D.; Alexandris, K.; Nikolaos, T.; Karvounis, S. Predicting spectators’ behavioural intentions in professional football: The role of satisfaction and service quality. Sport Management Review. Vol. 16. p. 85-96. 2013.
-Vázquez, A.V.; Gayo, A.A.; Pita, H.B.; Fernández, C.A. Diseño y aplicación de una batería multidimensional de indicadores de rendimiento para evaluar la prestación competitiva en el fútbol de alto nivel. International Journal of Sport Science. Vol. VII. Núm. 23. p. 103-112. 2011.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).