Construção do conhecimento tático ofensivo do Futsal por meio do treinamento em forma de jogo
Resumo
Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre a construção do conhecimento tático ofensivo do Futsal, por meio do treinamento em forma de jogo. Considerações: Este artigo se dedica ao treinamento da tática ofensiva do Futsal, que tanto evoluiu nos últimos anos e muito influenciado pela melhora dos sistemas defensivos e a condição física dos atletas, e seu ensino-aprendizagem-treinamento de forma que possa criar nos alunos/atletas competências para que possam individualmente e em grupo se portarem da melhor maneira frente aos desafios impostos pelos mais variados sistemas defensivos existentes e que ainda possam vir a surgir.
Referências
-Bayer, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa. Dinalivro. 1994.
-Costa, F. R.; Paoli, P. B.; Silva, C. D. A importância dos jogos adaptados na iniciação aos esportes coletivos. Lecturas: Educación Física y Deportes. Vol. 12. Núm. 117. 2008.
-Costa, J. C.; Garganta, J.; Fonseca, A.; Botelho, M. Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 2. Núm. 4. p. 7-20. 2002.
-Filgueira, F.M.; Greco, P.J. Futebol: Um estudo sobre a capacidade tática no processo ensino aprendizagem treinamento. Revista Brasileira de Futebol. Vol.1. Núm. 2. p. 53-65. 2008.
-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Lecturas: Educación Física y Deportes. Vol. 8. Núm. 45. 2002.
-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: Graça, A.; Oliveira, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2ªedição. Porto. Universidade do Porto. 1995.
-Garganta, J.; Oliveira, J. Estratégia e táctica nos jogos desportivos coletivos. In J. Oliveira, J.; Tavares, F. (Org.), Estratégia e táctica nos jogos desportivos coletivos. p.7-23. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos. 1996.
-Garganta, J.; Pinto, J. O ensino do futebol. In A. Graça; J. Oliveira (Org.), O ensino dos jogos desportivos. p. 95-136. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. p. 105. 1998.
-Greco, P. Conhecimento técnico-táctico: o modelo pendular do comportamento a das acções tácticas nos desportos colectivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício.p.107-129.2006.
-Greco, P. J. O componente tático. Material didático do curso de Mestrado em Ciências do Esporte. Escola de Educação Física da UFMG Belo Horizonte. 1992.
-Matveiev, L. Fundamentos do treino desportivo. Livros Horizonte, 1977.
-Moreno, J. H. Fundamentos del deporte: Análisis de las estructuras del juego desportivo. 2ªedição. Barcelona. Inde Publicaciones. 1994.
-Paoli, P. B. Treinamento Tático. Material didático do curso de pós-graduação em Futebol da Universidade Federal de Viçosa. 2008.
-Paoli, P. B.; Grasseli, A. S. Jogos adaptados na iniciação do futebol de campo. Viçosa-MG.BD Empreendimentos. Canal Quatro, 2006.
-Parlebas, P. Contribuition a un Léxique Continente en Science de V Action Motríce. Paris. INSEP. Paris, 1981.
-Santana W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.
-Santana, W. C. Metodologia da Participação. Londrina. LIDO. 1996.
-Santos, L. V. Proposta de jogos adaptados como forma de aprendizagem/treinamento dos princípios da tática defensiva do Futsal. TCC. Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Educação Física. 2010.
-Santos, L. V.; Moreira, O. C.; Guimaraes, L. C.; Paoli, P.B. Construção do conhecimento tático defensivo do futsal por meio do treinamento em forma de jogo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 5. Núm. 15. p. 44-51. 2013.
-Silva, T. A. F.; Rose Junior, D. Iniciação nas modalidades esportivas coletivas: a importância da dimensão tática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 4. Núm. 4. p. 71-93. 2005.
-Souza, P. Validação de teste para avaliar a capacidade de tomada de decisão e o conhecimento declarativo em situações de ataque no Futsal. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Belo Horizonte. 2002.
-Tiegel, G. Curso de futebol. Material didático do curso de mestrado em ciências do esporte. Escola de Educação Física da UFMG. Belo Horizonte. 1994.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).