Relação entre o quartil de nascimento e a seleção de atletas de Futebol em categorias de base

  • Harison Cleiton Feltrin UNESC
  • Joni Marcio de Farias Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde - GEPPS
Palavras-chave: Futebol, Categoria de base, Nascimento, Força

Resumo

A relação entre ano de nascimento e processo seletivo tem chamado muito atenção de pesquisadores da área, na luz do processo de seleção de atletas. Tem-se então como problema de pesquisa: a incidência do quartil de nascimento em atletas de futebol em categorias de base interfere na seleção? O objetivo geral é avaliar a associação entre o quartil de nascimento e a incidência de atletas selecionados em categorias de base e a relação com capacidade de força muscular. A amostra foi composta por atletas da categoria de base de um clube da série A do campeonato Brasileiro com idade entre 10 a 20 anos. Para obter as datas de nascimento foi usado o registro do clube e realizado o teste de salto horizontal com protocolo de Guedes e Guedes, 2006. Foram encontrada diferença de 76,8% dos atletas nascidos nos primeiros quartis e em relação à força nos quartis de nascimento foi correlacionado diferença entre os mesmo. Houve maior incidência nos primeiros quartis, devido ao processo de seleção de atletas nas categorias menores e a diferença na maturação.

Biografia do Autor

Joni Marcio de Farias, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde - GEPPS

Professor Universitário, Graduado em Educação Física, mestre em Educação Física e Doutorado em Ciências da Saúde.

Referências

-Carli, G. C.; Luguetti, C. N.; Ré, A. H. N.; Böhme, M. T. S.; Efeito da Idade Relativa no Futebol. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Vol. 17. Núm. 3. p. 25-31. 2009.

-Fernandes, J L. Futebol: Ciência, Arte ou -Sorte!: Treinamento para Profissionais -Alto Rendimento: Preparação Física, Técnica, Tática e Avaliação. São Paulo: EPU. 1994.

-Godik,M. A. Futebol: Preparação dos Futebolistas de Alto Nível. Londrina: Grupo Palestra Sport.1996. 182p.

-Guedes, D P.; Guedes, J.E.R.P. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. Barueri. Manole. 2006.

-Marcelo,R. G.O Treinamento de Força em Atletas da Categoria Sub-15 no Futebol de Campo. Universidade do Extremo Sul Catarinense. 2007.

-Moraes,I. C. C. A.; Penna, E. M.; Ferreira, R. M.; Costa, V. T.; Matos,A. F.; Análise do Quartil de Nascimento de Atletas Profissionais de Futebol. Pensar a Prática. 12/3. p. 1-9. 2009.

-Neves,P. E. C.; Tolledo, l.; Gama, C. D. R. V D.; Maturação Biológica como Indicador do Potencial de Jogadores de Futebol da Faixa Etária de 11 a 15 anos. Revista Carioca de Educação Física. Núm. 8. 2013.

-Picanço, I. M.; Silva,J. J. R.; Vecchio, F. B. D.; Relação entre Força e Agilidade Avaliadas em Jogadores de Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 12. p. 77-86. 2012.

-Ré, A. H. N.; BojikianI, l.P.; Teixeira, C.P.; Böhme, M.T.S. Relações entre Crescimento, Desempenho Motor, Maturação Biológica e Idade Cronológica em Jovens do Sexo Masculino. Rev. Bras. Educ. Fís. Esp. São Paulo. Vol. 19. Núm. 2. p. 153-62. 2005

Publicado
2016-01-25
Como Citar
Feltrin, H. C., & de Farias, J. M. (2016). Relação entre o quartil de nascimento e a seleção de atletas de Futebol em categorias de base. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 7(26), 419-424. Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/365
Seção
Artigos Cientí­ficos - Original