Futebol escolar como inclusão social
Resumo
Este estudo traz o tema central o futebol como inclusão social, dentro de um projeto destinado à sua pratica, o Projeto Bom de Bola. O objetivo é descrever o perfil e demonstrar a inclusão social dos participantes a partir do Bom de Bola. Para tanto o método utilizado foi de pesquisa descritiva, tendo seu percurso através da aplicação de um questionário a quarenta e nove participantes, buscando-se o perfil destes, alguns sonhos e motivos que os levaram a participar do projeto. Esse perfil identificou a idade, o ano de ingresso e de quantas edições participaram. Em relação aos sonhos e motivos com a participação, as respostas indicam que uma das expectativas é ganhar muito dinheiro para poder ajudar a família. Os dados sobre o perfil indicaram que a maioria dos participantes iniciou no projeto aos 12 anos, sendo que o maior percentual participou de duas edições, tendo sido motivados por seus professores de educação física. Tornar-se um grande jogador, jogar em grandes clubes, no Brasil ou fora do País e até mesmo na Seleção Brasileira era outro sonho desses alunos atletas. Ao pensar sobre seu futuro como jogador, muitos afirmaram que gostariam de evitar o envolvimento com drogas. Ficou claro que este projeto também mobiliza esses jovens para pensar em protagonizar projetos sociais, pois ao ser perguntados sobre um grande sonho, um percentual significativo indicou o interesse de investir em um projeto de inclusão social a partir do futebol.
Referências
- Buriti, M.A. Psicologia do esporte. 2ª edição. Campinas. Editora Alínea. 2001.
- Capela, P.R. O futebol brasileiro como conteúdo da educação física brasileira. Dissertação de mestrado. UFSC. 1996.
- Damo, A. S. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2005.
- Leal, J.C. Futebol: arte e ofício. Rio de Janeiro. Sprint. 2000.
- Lever, J. A loucura do futebol. Editora Record. 1983.
- Liberali, R. Metodologia Científica Prática: um saber-fazer competente da saúde à educação. Florianópolis. 2008.
- Torri, D.; Albino, B. S.; Vaz, A. F. “Nada se consegue sem sacrifício!”: estudo sobre práticas do esporte escolar. In: 2º Congresso Sul-Brasileiro de Ciências do Esporte. 2004. Criciúma. Anais. Universidade do Extremo Sul Catarinense. p. 1-9. 2004.
- Wuolio, J. Futebol, o Jogo mais Popular. Enciclopédia Salvat da Saúde. Rio de Janeiro. Salvat Editora do Brasil. 1981.
- Zaluar, A. O esporte na educação e na política pública. Revista Educação e Sociedade. Núm. 38. 1991.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).