A relação entre o método de ensino e o conhecimento técnico-tático de jogadores nos esportes coletivos
Resumo
Introdução: Os esportes coletivos têm se apresentado com destaque no cenário esportivo nacional. Sendo assim, os estudos sobre as metodologias de ensino se tornam cada vez mais importantes para que os treinadores consigam trabalhar cada vez melhor e, com isso, revelar jogadores. Objetivo: Verificar a relação dos métodos de ensino no conhecimento técnico-táticode jogadores nos esportes coletivos. Materiais e Métodos: Foi feita uma revisão sistemática com todos os artigos nacionais encontrados que se relacionavam com o tema proposto. O material encontrado foi resultado de oito equipes estudadas entre os anos de 2007 e 2012. Resultados:De acordo com as comparações entre os métodos foi possível perceber que o método situacional produz efeitos muito positivos em relação ao conhecimento técnico-tático processual e declarativo. Discussão:Além de constar o efeito muito significativo do método situacional, mesmo no voleibol que se difere das outras modalidades, percebemos também que a sequência situacional-tradicional foi melhor do que a tradicional-situacional. Conclusão:Através do levantamento dos dados verificou-se que a aplicação do método situacional apresentou resultados satisfatórios quanto à melhora do conhecimento técnico-tático declarativo e processual (convergente e divergente) dos jogadores, fato que pode trazer vantagens para as partidas que envolvem esportes coletivos
Referências
-Costa, M. C. H.; Lima, V. O. C.; Matias, S. A. J. C.; Greco, J. P. Efeito do Processo de Treinamento Técnico-Tático no Nível de Conhecimento Declarativo de Jovens Praticantes de Voleibol. Revista Mineira de Educação Física. Viçosa. Vol. 15. Num. 2. 2007. p. 5-19.
-Greco, J. P. Conhecimento Técnico-Tático: O Modelo Pendular do Comportamento e da Ação Tática nos Esportes Coletivos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício. Belo Horizonte. Vol. 0. 2006. p. 107-129.
-Daólio, J. Jogos Esportivos Coletivos: dos Princípios Operacionais aos Gestos Técnicos-Modelo Pendular a partir das ideias de Claude Bayer. Revista Brasileira Ciência e Movimento. Brasília. Vol. 10. 2002. p. 99-104.
-Galatti, R. L. Pedagogia do Esporte: Discutindo o Processo de Ensino-Aprendizagem na Modalidade Basquetebol. Monografia. Campinas. Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. 2002.
-Lima, V. O. C. Desenvolvimento do Conhecimento Tático Declarativo e Processual no Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento do Voleibol Escolar. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. 2008.
-Lima, V. O. C.; Costa, M. C. H.; Greco, J. P.; Relação entre o Processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento e o Desenvolvimento do Conhecimento Tático no Voleibol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 25. Num. 2. p. 251-61. 2011.
-Lima, V. O. C.; Matias, S. A. J. C.; Greco, J. P.; O Conhecimento Tático Produto de Métodos de Ensino Combinados e Aplicados em Sequências Inversas no Voleibol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 26. Num. 1. p. 129-147. 2011.
-Memmert, D. Diagnostik Taktischer Leistungskomponenten: Spieltestsituationen und Konzeptorientierte Expertenratings. Tese de Doutorado. Heidelberg. Universidade de Heidelberg, 2002.
-Morales, P. C. J.; Greco, J. P. A Influência de Diferentes Metodologias de Ensino-Aprendizagem-Treinamento no Basquetebol sobre o Nível de Conhecimento Tático Processual. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 21. Num. 4. p. 291-299. 2007.
-Paula, P. Processo de Validação de Teste para avaliar a Capacidade de Decisão Tática eo Conhecimento Declarativo no Voleibol: Situações de Ataque de Rede. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. 2001.
-Paes, R. R.; Montagner, C. P.; Ferreira, B. H. Pedagogia do Esporte: Iniciação e Treinamento em Basquetebol. Rio de Janeiro. Editora Guanabara. Koogan. 2009.
-Pinho, T. S.; Alves, M. D.; Greco, J. P.; Schild, G. F. J. Método Situacional e sua Influência no Conhecimento Tático Processual de Escolares. Motriz Revista de Educação Física. Rio Claro. Vol. 16. Num. 3. p. 580-590. 2010.
-Ricci, S. G.; Reis, B. H. H.; Menezes, P. R.; Dechechi, J. C.; Ramari, C. Avaliação da Aprendizagem do Handebol por Jovens entre 11 e 14 anos a partir do Método Situacional. Revista Pensar a Prática. Goiânia. Vol. 14. Num. 1. p. 1-18. 2011.
-Saad, A. M. Estruturação das Sessões de Treinamento Técnico-Tático nos Escalões de Formação no Futsal. Dissertação de Mestrado. Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina. 2002.
-Silva, V. M.; Greco, J. P. A Influência dos Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento no Desenvolvimento da Inteligência e Criatividade Tática em Atletas de Futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo. Vol. 23. Num. 3. p. 297-307. 2009.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).