Pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores de escolas de iniciação de Futsal
Resumo
O futsal é um esporte praticado em quase todo o mundo. Embora seja um esporte recente, suas regras evoluíram rapidamente, provocando profundas alterações nos aspectos físico, técnicos e táticos do jogo. Entre as crianças, sua prática se inicia de forma precoce e em nosso país, as escolas de futsal são as grandes responsáveis pela iniciação esportiva de nossas crianças, no entanto, a maioria delas não possui uma metodologia organizada. A respeito do processo de ensino-aprendizagem do futsal, tanto na iniciação como no alto rendimento, percebe-se que uma grande variedade de processos metodológicos são adotados pelos treinadores e instrutores dessa modalidade. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo investigar os pressupostos teóricos que orientam o trabalho prático dos treinadores de escolas de iniciação de futsal. Participaram do estudo 12 instrutores de futsal, os quais ministram aulas em escolas de futsal na cidade de Curitiba. Para coleta de dados foi utilizado um formulário específico, previamente elaborado e composto por questões abertas guiadas por um roteiro de questões, o qual permitiu uma organização flexível e ampliação dos questionamentos à medida que as informações foram sendo fornecidas pelo entrevistado. Traçando uma correlação entre a entrevista e a observação prática, foi possível observar que os treinadores foram coerentes, já que suas ações durante o treinamento se assemelharam com as condutas por eles declaradas. Comparando os dados coletados com o que a literatura recomenda, verificou-se que, nas escolas pesquisadas, o processo de ensino do futsal está fundamentado nas teorias mais recentes sobre a iniciação esportiva no futsal, demonstrando uma boa qualidade dos treinadores e coordenadores.
Referências
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