Influência do goleiro-linha no resultado do jogo de futsal
Resumo
Introdução: Depois de anos o Futsal sofreu alterações em suas regras, a principal delas é a que diz respeito ao goleiro, levando-o a uma evolução tática, tornando-o um quinto jogador de linha. Usado para criar uma vantagem numérica sobre o adversário. Objetivo: Este tem a finalidade de responder qual a influência do goleiro-linha na partida de Futsal, se ele interfere ou não no resultado do jogo. Revisão de literatura: Devido esta alteração de regra ser recente, não encontramos muitas referências que tratavam do assunto goleiro-linha. A grande parte do material encontrado foi em periódicos em “sites” na Internet. Materiais e métodos: Partimos então para uma análise de jogos, criando uma tabela de anotações que quantificavam a participação do goleiro-linha e sua efetividade. Resultados: Nos jogos observados notamos participação direta do goleiro-linha no resultado das partidas, pois aconteceram gols através desse recurso. Discussão: A ação do goleiro-linha interferiu nas partidas, as equipes que necessitaram e usaram esse plano de jogo, conseguiram os gols no momento que necessitavam. Com exceção da equipe russa, que de maneira desorganizada e com o placar de dois tentos contra, não obteve sucesso. Conclusão: É preciso uma atenção dos profissionais deste esporte, para uma prévia preparação de seus futuros atletas, quanto a este sistema de jogo. Criando treinamentos específicos para a função do goleiro-linha e movimentações defensivas para as equipes quando jogarem contra este sistema de jogo.
Referências
- Cavalcante, F. Goleiro na Linha, Bom ou Ruim para o Futsal? http://www.atiliodias.com/goleiro-na-linha-bom-ou-ruim-para-o-futsal/ acessado em 03/01/2009.
- Fonseca, G. M. Futsal – Treinamento para Goleiros. 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. 2001.
- Garlet, F. P. O Goleiro como Quinto Jogador Ofensivo no Futsal. http://www.ferrettifutsal.com/publica/Artigos/32550898.html acessado em 22/11/2008.
- Lopes, A. O Que Mudou nas Regras do Futsal nos Últimos 20 Anos? http://www.mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_287075shtml acessado em 27/11/2008.
- Melo, T.D.S.; Navarro, A.C. As mudanças nas regras do Futsal nos últimos vinte anos que interferem na ação do goleiro. In Navarro, A. C; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte. 2008. p. 103-109
- Navarro, A. C; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte. 2008.
- Saad, M.; Costa, C. F. Futsal: Movimentações Defensivas e Ofensivas. Florianópolis. Visual Books. 2001.
- Santana, W. C. A Estratégia do Goleiro-Linha. http://www.pedagogiadofutsal.com.br/texto_055.asp acessado em 02/12/2008.
- Santana, W. C. As Regras do Futsal e Algumas Implicações Técnicas. http://www.pedagogiadofutsal.com.br/texto_018.asp acessado em 17/11/2008.
- Simões, C. H. Jogando Contra o Goleiro-Linha: Como Reverter essa Desvantagem Numérica. http://www.treinandogoleiros.com.br/texto.php?cod=117 acessado em 10/11/2008.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).