Comparação entre a metodologia de abordagem sistêmica e a metodologia tecnicista: razões para promover o processo de ensino aprendizagem dos JECs através de jogos

  • Luiz Fernando A. Serpa Filgueiras
Palavras-chave: Pedagogia de esporte, Metodologia do treinamento, Jogos esportivos coletivos, Iniciação esportiva

Resumo

Esse estudo, sobre a área de pedagogia do esporte, procurou trazer informações sobre metodologias de treinamento, mais especificamente a metodologia de abordagem sistêmica e a metodologia tecnicista, e teve como objetivo demonstrar os motivos pelos quais devemos utilizar a metodologia sistêmica, refutando a utilização do método tecnicista. Através de uma revisão de literatura, trouxemos opiniões de diversos autores e treinadores esportivos no que tange à área da pedagogia do esporte chegando à conclusão de que não cabe mais a utilização de exercícios analíticos, tanto nas fases de iniciação como nas fases de especialização. Independentemente do nível dos alunos, devemos proporcionar o aprendizado dos JECs através de jogos, trazendo desta maneira, toda a complexidade e imprevisibilidade do jogo no processo de aprendizado

Biografia do Autor

Luiz Fernando A. Serpa Filgueiras

Professor de Educação Fí­sica / treinador de futsal (categorias de base)

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Publicado
2014-08-26
Como Citar
A. Serpa Filgueiras, L. F. (2014). Comparação entre a metodologia de abordagem sistêmica e a metodologia tecnicista: razões para promover o processo de ensino aprendizagem dos JECs através de jogos. RBFF - Revista Brasileira De Futsal E Futebol, 6(22). Recuperado de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/230
Seção
Artigos: Edição Especial