Origem do futebol na Inglaterra no Brasil
Resumo
Este artigo remete as origens do futebol, demonstrando historicamente a sua prática pela sociedade em seu berço natal na Inglaterra e depois no brasil. Busca-se uma contextualização histórica e oficial do esporte no período da revolução industrial, e seu emprego como ferramenta doutrinária dos valores do capitalismo. O texto aborda também a disseminação do esporte no Brasil, bem como o contexto de seu inicio elitista, atéa sua incorporação cultural pelas massas, que passou a compor um importante elemento diferencial da identidade do povo brasileiro.
Referências
-Alvito, M. A história do futebol inglês. 2008. In: blog. Disponível em: http://cc.bingj.com/cache.aspx?q=www.historiafutebolingles.blogsport.com%2f&d=4967607147233412&mkt=pt-BR&setlang=pt-BR&w=547a19b8,c8ed83dd. Acesso em: 23/10/2012.
-Alvito, M. O esporte que vendeu sua alma. 2007. In: Revista Piauí. Disponível em: http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-15/carta-da-inglaterra/o-esporte-que-vendeu-a-sua-alma.Acesso em: 25/10/2012.
-Aquino, R. S. L. Futebol Uma Paixão Nacional. Rio de Janeiro. Jorge Zahar. 2002.
-Chevalier, J.; Gheerbrant, A. Dicionário de Símbolos: Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 5ª edição. Rio de Janeiro. José Olympio. 1991.
-Da Matta, R. Universo do Futebol: esporte e sociedade brasileira: Rio de Janeiro. Pinakotheke. 1982.
-Filho, M. O negro no futebol brasileiro. 4ª edição. Rio de Janeiro. Maud. 2003.
-Franco Junior, H. A dança dos deuses: futebol, cultura e sociedade. São Paulo. Companhia das letras. 2007.
-Freyre, G. Casa Grande & Senzala: Formação da Família Brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo. Global. 2004.
-Futebol, cigarro e Whisky no Rio de Janeiro. Disponível em: http://siepconsumo.com.br/pdf/Sess%C3%A3o%20de%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20I/Futebol,%20whisky%20e%20cigarros.pdf. Acesso em 23/10/12.
-Helal, R. Passes e Impasses. Petrópolis. Vozes. 1997.
-Helal, R.; Soares, A.; Lovisolo, H. A Invenção do País do Futebol: Mídia, Raça e Idolatria. Rio de Janeiro. Mauad. 2007.
-Hobsbawn, E. Mundos do Trabalho: Novos estudos sobre a história do operariado. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.
-Nogueira, C. Zeros a Direita: Marketing & Mídia no Esporte. Rio de Janeiro. 2010.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).