Papel do treinamento específico de goleiros sobre o conhecimento tático de jovens goleiros de futebol
Resumo
Ao longo dos últimos anos, significativas modificações tático-técnicas na atuação dos goleiros foram observadas, o que reclama a adoção de treinamentos específicos para suportar tais demandas. A partir desta assunção, o objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento tático ofensivo de jovens goleiros com e sem treinamento específico. A amostra foi composta por 42 goleiros de 13 a 17 anos que participaram de campeonatos regionais. Houve a criação de dois grupos: grupo treinado (GT) e grupo não-treinado (GNT). Para a avaliação do conhecimento tático ofensivo, foi aplicado o protocolo TCTOF-BR, que possui as dimensões “conhecimento tático”, “princípios táticos operacionais”, “elementos táticos-técnicos coletivos”, “conhecimento de regras” e “tomada de decisão” (p>0,05). Os goleiros treinados apresentaram uma melhor pontuação no conhecimento tático (ES=1,18; p=0,01), princípios táticos operacionais (ES=1,00; p=0,02), elementos táticos-técnicos coletivos (ES=1,27; p=0,01), conhecimento de regras (ES=1,06; p=0,01) e tomada de decisão (ES=1,08; p<0,01). Conclui-se que os treinamentos específicos de goleiros contribuíram para o desenvolvimento de competências e a elevação de conhecimentos ligados ao futebol.
Copyright (c) 2024 José Gabriel Gomes dos Reis, Lucas Shoitti Carvalho Ueda, Gabriel Silveira Guedes da Maia, Cristiano Zarbato Morais, Hariel Sousa de Moraes Sarmento, Sergio Freitas Junior, Leandro Rechenchosky, Juliano Fernandes da Silva, Paulo Henrique Borges
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).