Análise dos gols no futsal: um estudo da copa do mundo FIFA de futsal, Lituânia 2021
Resumo
O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, apesar de não ser olímpico o futsal é disputado em todos os continentes. O objetivo da pesquisa é analisar os gols ocorridos em jogos da Copa do Mundo de Futsal FIFA na Lituânia 2021. A amostra é composta de 52 Jogos da copa do mundo de futsal de 2021 disputadas nas cidades de Kaunas, Klaipeda e Vilnius na Lituânia entre os dias 12 de setembro e 03 de outubro. Dividimos o ataque em 5 ações técnico-táticas, o ataque posicional, contra-ataque, bola parada, goleiro linha e defesa do goleiro linha. Para analisar o local em que ocorrerão as finalizações que resultaram nos gols utilizamos o campograma elaborado no Centro de Estudos em Cognição e Ação (CECA-UFMG) dividido em 6 possíveis zonas de finalização. ataque posicional a ação que resultou a maioria dos gols na copa do mundo de futsal 2021, cerca de 41 % dos gols, jogadas de bola parada, cerca de 24% dos gols e os de contra-ataque 21%, em relação ao setor a maioria dos gols aconteceram no setor 1, dentro da área adversária, 41,52%. concluímos que a maioria dos gols aconteceram de ações técnico-táticas de ataque posicional e que a maioria dos gols aconteceram no setor 1, mais próximo a meta, portanto o momento de ataque organizado proporcionou o maior número de gols da Copa do Mundo de Futsal 2021.
Referências
-Arjones, L.F.R. Análise do método tradicional e do método sistêmico na iniciação ao futsal. Monografia de Graduação Educação Física. Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. 2008.
-Bezerra, R.B.; Navarro, A.C. Análise dos gols da VI Taça Brasil de Clubes 2010 na categoria sub-20 feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 4. Núm. 11. p.47-54. 2012.
-Bolsonaro, J. R. Análise das Finalizações na Fase Final da Liga Futsal 2012. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Edição Suplementar 1. São Paulo. Vol. 7. Núm. 24. p.148-152. 2015.
-Cardoso, A. N. Análise Gols de Treze Jogos da Liga Futsal 2013. Monografia de Graduação em Educação Física. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Minas Gerais. 2013.
-Cunha, G.A.; Souza, P.R.C.; Abras, D.R.; Backes, R.M.; Costa, V. T. Análise das variáveis ataque e finalização na modalidade futsal: Comparação entre a categoria sub15 e adulta. Coleção Pesquisa em Educação Física. Vol. 8. Núm. 5. p.133-138. 2009.
-Fernandes, F.M. Análise das situações de Contra-ataque no Campeonato Brasileiro de Seleções de Futsal na categoria sub-15. Monografia de Graduação em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Centro Universitário de Belo Horizonte. Belo Horizonte. 2005.
-Garganta, J.A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise de jogo. Revista Portuguesa da Ciência do Desporto. Vol. 1. Núm. 1. p. 57-64. 2001.
-Garganta, J. Analisar o jogo nos Jogos Desportivos Colectivos: Uma preocupação comum ao Treinador e ao Investigador. Horizonte. Vol. 19. Núm. 83. p. 7-14. 1998.
-Santana. A visão estratégico-tática de técnicos campeões da Liga Nacional de futsal. Tese de Doutorado em Educação Física. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2008.
-Santos, M.A.B.; Navarro, A.C. Análise dos gols da Copa do Mundo de futsal FIFA 2008. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Num.4. 2010.
-Serra, M.V. O efeito do tempo de posse de bola nos resultados das partidas de futsal na fase regional do 53° Jogos Abertos do Paraná. Monografia de Graduação Educação Física. Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina. 2010.
Copyright (c) 2022 José Renato Bolsonaro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).