Resenha do filme La Partita
Resumo
O objetivo deste estudo foi resenhar o filme La partita (título em português: Decisão), que começou a ser exibido pela Netflix em 2020. Esse longa-metragem aborda centralmente a final de uma competição futebolística de jovens, permeada por duas apostas. O presidente do Sporting Roma aposta 50 mil euros na sua vitória para pagar à instalação de grama sintética no estádio G. S. Quarticciolo, serviço contratado por seu filho, um dependente químico que gera dívidas, comprometendo as finanças do clube. Já o pai do principal atleta da equipe aposta na derrota, e ainda coage o filho a jogar mal e perder. Ainda que a qualidade da obra seja discutível, esse enredo ilustra claramente que o futebol transcende os limites do campo de jogo por meio de práticas sobre esse realizadas, característica que o legitima como um dos objetos das Ciências Humanas e Sociais.
Referências
-Bourdieu, P. Como é possível ser esportivo? IN Bourdieu, P. (Org.). Questões de sociologia. Rio de Janeiro. Marco Zero. 1983a.
-Bourdieu, P. Algumas propriedades dos campos? In Bourdieu, P. (Org.). Questões de sociologia. Rio de Janeiro. Marco Zero. 1983b.
-DaMatta, R. Esporte na sociedade: um ensaio sobre o futebol brasileiro. In DaMatta, R. (org.). Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro. Pinakotheke. 1982.
-Daolio, J. A violência no futebol brasileiro. In Daoli, J. (org.). Cultura: educação física e futebol. 3ª edição. Campinas. Editora da Unicamp. 2006.
-Freitas Junior, M. A. Copa do Mundo de 1950: a cultura da desculpa como justificativa de um fracasso. In Freitas Junior, M. A.; Capraro, A. M. (orgs.). Passe de letra: crônica esportiva e sociedade brasileira. Ponta Grossa. Editora Vila Velha. 2012.
-Guttmann, A. From ritual to record: the nature of modern sports. New York. Columbia University. 1978. p. 210.
-Murad, M. A violência no futebol. São Paulo. Saraiva. 2012. p. 235.
-Pinto, G. M. C.; Freitas Junior, M. A.; Pedroso, B. Inter-relação metafórica entre o alpinismo e a metodologia da pesquisa científica: resenha do filme “No coração da montanha”. Contribuciones a las Ciencias Sociales. Espanha. 2019.
-Rubio, K.; Simões, A. C. De espectadoras a protagonistas - a conquista do espaço esportivo pelas mulheres. Movimento. Vol. 5. Num. 11. 1999. p. 50-56.
Copyright (c) 2021 Bruno José Gabriel, Bruno Pedroso, Miguel Archanjo de Freitas Junior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License BY-NC que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citaçõo do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).