Lo stress dall'iniziazione sportiva alla professionalizzazione: un'analisi esplorativa della traiettoria degli atleti di calcio professionistici

  • André Luis Aroni UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.
  • Guilherme Bagni Centro Universitário Hermí­nio Ometto, Araras-SP, Brasil.
  • Giovanni Luchetti Bocchio UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.
  • Edson Filho University of Central Lancashire, Preston, United Kindom.
  • Afonso Antonio Machado Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.
Parole chiave: Stress psicologico, Adattamento psicologico, Calcio

Abstract

Negli ultimi anni l'iniziazione sportiva è stata oggetto di studio di numerose opere della letteratura internazionale, nonché di transizione professionale. Tuttavia, gran parte del lavoro sulla transizione si concentra sulla fine della carriera sportiva. Pertanto, l'obiettivo del presente studio era quello di analizzare la traiettoria dei calciatori nel processo di iniziazione sportiva alla professionalizzazione, osservando le fonti di stress e affrontando il passaggio di ciascuna categoria. Un totale di 27 giocatori professionisti hanno partecipato a questo studio descrittivo ed esplorativo. Per raccogliere i dati è stato utilizzato un copione di intervista con quindici domande basate su strumenti di Gomes (2011) e di Stabulova et al. (2009). Numerose fonti di stress (ad es. comportamento dei genitori, infortuni, atleti più forti) e strategie di coping (ad es. giocare meglio, parlare con la famiglia) sono state identificate dai giocatori durante tutto il processo di avvio e professionalizzazione dello sport. La maggior parte delle strategie di coping consisteva in approcci incentrati sulla risoluzione dei problemi, date le diverse esigenze di stress incontrate dagli atleti nel corso della loro carriera. Come considerazioni finali, lo studio aiuta allenatori e dirigenti di iniziazione sportiva a prendere coscienza delle richieste presentate, oltre alle consuete problematiche fisiche, tecniche e tattiche.

Biografie autore

André Luis Aroni, UniMetrocamp Wyden, Campinas-SP, Brasil.

Licenciado pleno em Educação Fí­sica pela PUC; Especialista em Fisiologia do Exercí­cio pela UVA e Atividade Motora Adaptada pela UNICAMP; MBA em Gestão Educacional e Docência no Ensino Superior pela UniMetrocamp Wyden; Mestre em Treino Desportivo pela ULHT de Lisboa - Portugal; Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP, com bolsa CAPES no paí­s e PDSE na Florida State University - Estados Unidos; Pós-doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP. Atualmente é Coordenador do curso de Educação Fí­sica da Faculdade Anhanguera de Campinas; Professor Adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Fí­sica, Dança, Fisioterapia e Nutrição da UniMetrocamp Wyden; Docente convidado no curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte do Grupo Educacional Estácio; Pesquisador convidado do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte (LEPESPE / UNESP - desde 2011), com interesse nos temas: gestão educacional e esportiva, novas tecnologias em educação e esporte, história da educação e do esporte.

Guilherme Bagni, Centro Universitário Hermí­nio Ometto, Araras-SP, Brasil.

Possui Graduação em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP, Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP. Atualmente é Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro/SP. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (LEPESPE). Docente no Centro Universitário Hermí­nio Ometto - UNIARARAS/SP e no curso de Pós-graduação em Psicologia do Esporte da Estácio

Edson Filho, University of Central Lancashire, Preston, United Kindom.

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais. é doutor em Psicologia Educacional (Major in Sport & Exercise Psychology) pela Florida State University (2012), e pós-doutor em Neurociência & Psicofisiologia pela Universidade de Chieti (2013), Behavioral Imaging and Neural Dynamics (BIND) Center. Dr. Edson Filho é autor e co-autor de vários artigos nas áreas de expert performance, esportes coletivos, coaching e dinâmica de grupo, e bio- neurofeedback. Ademais, recebeu diversos prêmios acadêmicos incluindo a Dissertation Award in Sport & Exercise Psychology pela American Psychological Association, e seu trabalho foi divulgado por importantes mí­dias cientí­ficas incluindo BBC News, Nature Lindau e Scientific American. Dr. Edson Filho é consultor em treinamento mental certificado pela Association for Applied Sport Psychology, e membro do United Sates Olympic Committee - Sport Psychology Registry.

Afonso Antonio Machado, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil.

Licenciado em Educação Fí­sica pela PUC- Campinas (1976); graduado em Filosofia e Pedagogia; graduado em Psicologia (2018). Mestre (1985) e doutor(1994) em Educação, pela UNICAMP. Livre-docente pelo Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro, com a tese " Agressividade e ansiedade em atletas jovens" (1998). Foi editor-chefe da Revista MOTRIZ, presidente da SOBRAPE (Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, de 2006-08) e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (DEHUTE) (2011-17), no IB/UNESP. Atualmente é editor-chefe do Brazilian Journal of Sport Psychology, consultor da Revista Iberoamericana de Psicologí­a del Ejercí­cio e del Deporto, da Revista Movimento, da Revista Movimento & Percepção e da Coleção Pesquisa em Educação Fí­sica. Professor adjunto II na UNESP/ Rio Claro, em RDIDP. Atua na interface educacional, com ênfase nos temas: estados emocionais, identidade psicológica do esportista, gênero e masculinidade no esporte e lesões psicológicas esportivas. Coordena o LEPESPE (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte). Vice-presidente da ABEPEEX, na atual gestão. Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratório de Psicologia do Esporte, junto ao Prof. Dr. Duarte Araújo, da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa (08-09) e na Universidade do Minho, com Prof. Dr. Antônio Rui Gomes (10-11). Bolsista PQ (2010-13). 

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Pubblicato
2019-02-17
Come citare
Aroni, A. L., Bagni, G., Bocchio, G. L., Filho, E., & Machado, A. A. (2019). Lo stress dall’iniziazione sportiva alla professionalizzazione: un’analisi esplorativa della traiettoria degli atleti di calcio professionistici. RBFF - Rivista Brasiliana Di Futsal E Calcio, 11(43), 263-272. Recuperato da https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/773
Sezione
Articoli scientifici - Originali