Il punto di vista dei genitori in relazione alla partecipazione sportiva dei propri figli in una scuola di futsal

  • Douglas Diniz Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Miguel Angelo Duarte Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Guy Ginciene Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • José Cí­cero Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Giovani dos Santos Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Rogério da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
Parole chiave: Figli, Sport, Iniziazione sportiva

Abstract

Il presente studio mira a verificare la prospettiva dei genitori sulla pratica sportiva dei propri figli in una scuola di futsal. Pertanto, abbiamo cercato di comprendere l'influenza, la partecipazione, il coinvolgimento e le aspettative dei genitori in relazione alla pratica sportiva dei loro figli. I collaboratori sono stati definiti volutamente, essendo tre padri e una madre, che avevano figli nella categoria under 12 di una scuola di iniziazione al futsal. Per ottenere le informazioni di questo lavoro, è stata utilizzata come procedura principale l'intervista semi-strutturata e la definizione delle categorie di analisi. Come risultati principali si è riscontrato che vi è, anche impercettibilmente da parte dei collaboratori, l'influenza dei genitori in relazione alla pratica sportiva dei propri figli, nonché una certa attenzione da parte loro nel non sottoporli a prima specializzazione e formazione routine. La partecipazione e il coinvolgimento dei genitori collaboratori nello sport praticato dai propri figli è estremamente positivo. Infine, si comprende che c'è ancora una scarsa conoscenza da parte di alcuni genitori e la mancanza di argomentazioni precise, convinte e illuminate sulla metodologia utilizzata nella scuola dei propri figli. Da questi risultati, è stato possibile concludere che la prospettiva dei genitori è che i loro figli continuino a praticare sport in un modo che porti loro felicità, imparino ad affrontare le avversità del lavoro di gruppo e, infine, che partecipino a più competizioni.

Biografie autore

Douglas Diniz Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Miguel Angelo Duarte Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Mestrando em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS desde 2017. Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Filiado ao Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br UFRGS). Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação. Experiência como bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade, Bolsista de Iniciação Cientí­fica BIC-UFRGS e Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Professor Adjunto da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. Membro do GEPPA (Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo), Membro do LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Fí­sica), atuando principalmente nos seguintes temas: esportes coletivos (handebol e basquetebol), esportes individuais (atletismo), esportes de rede/parede (tênis, tênis de mesa, badminton e peteca), Pedagogia do Esporte (métodos de ensino/treino) Educação Fí­sica Escolar e TIC.

José Cí­cero Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Fundação Educacional do Vale do Jacuí­ (1974), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e Doutorado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, no Desporto Coletivo, com ênfase no Voleibol, Basquetebol e Futebol, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Jogo/Estatí­stica; Pedagogia do Ensino e do Treino.

Giovani dos Santos Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2004). Especialista em Fisiologia do Exercício (UFRGS-2007). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2007), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2011) e Pós-doutorando em Child Health & Exercise Medicine Program na McMaster University (2014). Atualmente é professor Adjunto II da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como professor de Handebol, Futebol, Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Bases das Práticas Corporais-Esportes. Sua linha de investigação compreende Esporte e Saúde, Esporte e Performance, Metodologia do Ensino dos Esportes, focado em crianças e adolescentes. Paralelamente, participa de projetos de pesquisa sobre termorregulação, consumo máximo de oxigênio, força, arquitetura muscular, alometria. Tem experiência como professor de ensino superior ministrando as disciplinas de Fisiologia Aplicada ao Treinamento, Prescrição de Treinamento para Crianças e Adolescentes, Avaliação Fí­sica, Medidas e Avaliação. Atuou como professor de Educação Fí­sica Escolar no Instituto Federal Farroupilha (2012-2014). Revisor da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, International Journal of Sports Physiology and Performance, Journal of Sports Science, Pediatric exercise Science, International Journal Sports Medicine. Tem trabalhado na formação de treinadores e preparadores fí­sicos de esportes coletivos, entre eles o futsal, futebol, voleibol com ênfase em suas categorias de base. Possui experiência na área de Avaliação Fí­sica, com ênfase na avaliação Cineantropométrica de atletas de alto rendimento de esportes individuais e coletivos como Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Rugby, Basquetebol, Squash, Tênis, Remo, Ginástica, Judô, Kung Fu, Mixed Marcial Arts, Maratona, Natação, Ciclismo e Trialto no Centro Nacional de Excelência Esportiva(CENESP UFRGS - 2001-2011). Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK).

Rogério da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 2 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é professor e orientador no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano onde ministra a disciplina Estudos Avançados em Esporte e Rendimento, é coordenador da Comissão de Graduação COMGRAD - ESEFID/UFRGS. É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Riferimenti bibliografici

-De Rose Junior, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: Uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre. Artmed. 2002.

-Fonseca, G. M.; Stela, E. S. A influência parental na participação dos filhos no Futsal competitivo. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 28 p. 3-12. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/379>

-Gaya, A.; Garlipp, D. C.; Silva, M. F.; Moreira, R. B. Ciências do movimento humano: Introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.

-Marques, M. G. Psicologia do esporte: Aspectos em que os atletas acreditam. Canoas.Ulbra.2003.

-Martins, L. L. D. B. A influência dos pais na formação esportiva dos filhos. Trabalho de conclusão de Curso. Faculdade de Ciências da Educação e Saúde Centro Universitário de Brasília-UniCEUB.2016.

-Moraes, L. C.; Rabelo, A. S.; Salmela. J. H. Papel dos Pais no Desenvolvimento de Jovens Futebolistas. Psicologia: Reflexão e Crítica. Vol. 17. Núm. 2. 2004. p. 211-222.

-Navarro, A. C.; Almeida, R. Futsal. São Paulo. Phorte.2008.

-Negrini, A. Instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa. In: Triviños, A. N. S.; Molina Neto, V. A pesquisa qualitativa na educação física: alternativas metodológicas. Porto Alegre. UFRGS/Sulina.1999.

-Nunomura, M.; Oliveira, M. S. A participação dos pais na carreira das atletas femininas de ginástica artística: a perspectiva dos técnicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 28. Núm. 1. p. 125-134. 2014.

-Santana, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e especialização. Campinas. Autores Associados. 2004.

-Simões, A. C.; Böhme, M. T. S.; Lucato, S. A participação dos pais na vida esportiva dos filhos.Revista Paulista de Educação Física. Vol. 13. Núm. 1. p. 34-45. 2017.

-Sullivan, J.; Anderson, S. Cuidado com Jovem Atleta: Enfoque interdisciplinar na iniciação e no treinamento esportivo. Manole. 2004.

-Tobias, W. O.; Cazella, R. D.; Ribeiro, D. A. Fatores relacionados à desistência da prática do Futsal e crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 8. Núm. 29. p. 181-189. 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/411>

-Vargas Neto, F. X.; Voser, R. C. A Criança o esporte: uma perspectiva lúdica. Canoas. Editora da ULBRA. 2001.

-Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. Canoas: Editora Ulbra, 2011.

Pubblicato
2018-11-29
Come citare
Moraes, D. D., Duarte Junior, M. A., Ginciene, G., Moraes, J. C., Cunha, G. dos S., & Voser, R. da C. (2018). Il punto di vista dei genitori in relazione alla partecipazione sportiva dei propri figli in una scuola di futsal. RBFF - Rivista Brasiliana Di Futsal E Calcio, 10(39), 481-491. Recuperato da https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/627
Sezione
Articoli: Edizione Speciale