Il periodo di maggior numero di gol nel Futsal: uno studio sui giochi scolastici

  • Rogério da Cunha Voser Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • José Cí­cero Moraes Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Marcelo Francisco da Silva Cardoso Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Pablo Morales da Silva Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Miguel Angelo Duarte Junior Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
Parole chiave: Sport, Incidenza degli obiettivi, Analisi del gioco

Abstract

L'obiettivo del presente studio è verificare il periodo di maggiore incidenza dei gol nella Futsal School Cup nella categoria giovanile nell'anno 2015. Questo studio quantitativo e osservazionale ha analizzato 82 riassunti (giochi) nella categoria giovanile della Scuola di Porto Alegre Gara di Coppa, che ha riunito le scuole private della regione metropolitana. I dati sono stati ottenuti tramite sintesi con l'autorizzazione del coordinatore responsabile della categoria giovani del concorso. I risultati hanno mostrato che è nel 4° periodo (30 minuti e da 1 secondo a 40 minuti) che si verifica il maggior numero di gol. Questo studio ha concluso che è negli ultimi 10 minuti di gioco che c'è una maggiore incidenza di gol. Questi risultati corroborano la maggior parte degli studi nell'area futsal. Si suggerisce di effettuare altri studi sulle competizioni scolastiche, comprese analisi sul futsal femminile.

Biografie autore

Rogério da Cunha Voser, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade. 

José Cí­cero Moraes, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Fundação Educacional do Vale do Jacuí­ (1974), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e Doutorado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, no Desporto Coletivo, com ênfase no Voleibol, Basquetebol e Futebol, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Jogo/Estatí­stica; Pedagogia do Ensino e do Treino.

Marcelo Francisco da Silva Cardoso, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade da Região da Campanha (1985), especialização em Treinamento Fí­sico Desportivo na UFRGS (1986), especialização em Metodologia do Ensino da Educação Fí­sica e Esportes na UFRGS (1996) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutorado em Ciências do Movimento Humano da UFRGS (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Tem experiência na área de Educação Fí­sica escolar ensino fundamental e médio, ensino, avaliação e treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, avaliação da aptidão fí­sica para saúde, avaliação do rendimento esportivo, cineantropometria. Participa como membro pesquisador de grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela UFRGS: Grupo de Estudos em Esporte GEE e NP3 - Esporte - Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Pedagogia do Esporte.

Pablo Morales da Silva, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Graduação em Educação Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Miguel Angelo Duarte Junior, Escola Superior de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS desde 2017. Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Filiado ao Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br UFRGS). Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação. Experiência como bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade, Bolsista de Iniciação Cientí­fica BIC-UFRGS e Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

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Pubblicato
2018-10-14
Come citare
Voser, R. da C., Moraes, J. C., Cardoso, M. F. da S., da Silva, P. M., & Duarte Junior, M. A. (2018). Il periodo di maggior numero di gol nel Futsal: uno studio sui giochi scolastici. RBFF - Rivista Brasiliana Di Futsal E Calcio, 10(38), 354-358. Recuperato da https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/604
Sezione
Articoli scientifici - Originali

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