La motivazione a praticare Futsal: Uno studio con atleti di età compresa tra i 13 ei 18 anni

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Cezar Mauricio Moreira HORUS FACULDADES/PINHALZINHO-SC
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Faculdades Integradas São Judas Tadeu
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Parole chiave: Futsal, Motivazione, Psicologia dello sport

Abstract

Questo studio quantitativo, descrittivo ed esplorativo ha avuto l'obiettivo di verificare la motivazione allo sport di 50 atleti di futsal, maschi, di età compresa tra i 13 e i 18 anni, distribuiti nelle seguenti categorie: Under 14 (16 atleti), Under 16 (17 atleti) e Under 18 (17 atleti), in rappresentanza del comune di Caxambu do Sul nei campionati organizzati da Fesporte (Joguinhos, Olesc e Jesc). Come strumento di raccolta dati è stata utilizzata la "Scala dei motivi per la pratica sportiva" (EMPE), validata da Barroso (2007) per la popolazione brasiliana e composta da 33 domande con una scala di tipo Likert. Questo strumento ha 7 dimensioni motivazionali, ovvero: stato, condizionamento fisico, energia, contesto, tecnica, affiliazione e salute. L'analisi dei risultati è stata ottenuta utilizzando il programma Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS), versione 20.0. Analizzando tutti i soggetti della ricerca, i risultati hanno mostrato che i fattori salute, affiliazione e miglioramento tecnico erano i più importanti, seguiti da condizionamento fisico, stato, rilascio di energia e contesto. Solo nella dimensione del condizionamento fisico c'era una differenza statisticamente significativa, dall'analisi della varianza. Il test di follow-up di Scheff© ha identificato che questa differenza è tra U-16 (M=9,3) e U-18 (M=8,7). Nelle altre dimensioni non vi è stata alcuna differenza statisticamente significativa tra le categorie esaminate. Si spera che questa ricerca possa stimolare ulteriori studi nell'area e fungere da quadro teorico per le azioni durante la formazione.

Biografie autore

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do município e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Cezar Mauricio Moreira, HORUS FACULDADES/PINHALZINHO-SC

Professor de Educação Fí­sica e especialista em Futsal.

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Faculdades Integradas São Judas Tadeu

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Atualmente, é professora da disciplina de Leitura e Produção Textual dos Curso Tecnólogos de Gestão Financeira e de Recursos Humanos da Instituição Educacional São Judas Tadeu de Porto Alegre, sendo membro de seu Colegiado. Já ministrou aulas de Iniciação Cientifica e de Metodologia da Pesquisa em Cursos de Educação Fí­sica.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado da pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem sido consultor ad hoc da FAPERJ e FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero, relacionamentos í­ntimos, validação de instrumentos e medidas em psicologia e psicologia do esporte.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato
2016-01-26
Come citare
Voser, R. da C., Moreira, C. M., Voser, P. E. G., & Hernandez, J. A. E. (2016). La motivazione a praticare Futsal: Uno studio con atleti di età compresa tra i 13 ei 18 anni. RBFF - Rivista Brasiliana Di Futsal E Calcio, 8(28), 39-45. Recuperato da https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/384
Sezione
Articoli scientifici - Originali

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