Factores motivacionales en deportistas juveniles de un club de fútbol de Porto Alegre

  • Giordano da Silva Notari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Rogério da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Miguel Angelo dos Santos Duarte Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Palabras clave: Motivación, Deportes, Iniciación deportiva

Resumen

El fútbol es uno de los deportes más populares en Brasil, lo que hace que los niños y jóvenes se interesen mucho por el deporte. Uno de los principales fenómenos psicológicos en el deporte es la motivación. Los aspectos motivacionales que conducen a la práctica deportiva son importantes en la planificación y objetivos de las actividades. Esta investigación transversal, cuantitativa y descriptiva tiene como objetivo analizar y describir los factores motivacionales para la práctica deportiva de los atletas de las categorías básicas de un club de fútbol de la ciudad de Porto Alegre. Como instrumento de recolección de datos, se utilizó la "Escala de Razones para la Práctica Deportiva" (EMPE), para la población brasileña y compuesta por 33 preguntas. Como la medición se realizó en escala ordinal, se establecieron los siguientes criterios: "nada importante" (para el nivel 0), "poco importante" (para los niveles 1, 2 y 3), "importante" (para los niveles 4, 5, y 6), "muy importante" (para los niveles 7, 8 y 9), y "totalmente importante" (para el nivel 10). Posteriormente, las preguntas fueron agrupadas en 7 factores motivacionales, así: estado, condición física, energía, contexto, técnica, afiliación y salud. Resultados: el factor salud tuvo el mayor promedio (m:9,2), seguido de los factores técnico (m:9,0), afiliación (m:8,6), condición física (m:8,5), estatus (m:8,5), contexto ( m:8.0) y energía (m:7.9). Conclusión: el factor salud fue el más relevante para los atletas analizados, lo que puede estar relacionado con informaciones contemporáneas sobre un estilo de vida saludable, en el que el deporte se destaca como componente importante.

Biografía del autor/a

Giordano da Silva Notari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Bacharel em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018) tem experiência em iniciação esportiva atuando em escolinhas de futebol e futsal.

Rogério da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente É Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Miguel Angelo dos Santos Duarte Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Mestrando em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS desde 2017. Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Filiado ao Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br UFRGS). Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação. Experiência como bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade, Bolsista de Iniciação Cientí­fica BIC-UFRGS e Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado do pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Parecerista Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - Satepsi do Conselho Federal de Psicologia, da FAPERJ, da FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiéncia de pesquisa em género (gender schema theory), relacionamentos í­ntimos (amor e satisfação conjugal), psicologia do esporte (rendimento, saúde e educação) e adaptação e validação de instrumentos e medidas em psicologia.

Citas

-Andrade, R. L. Influência os processos de ensino-aprendizagem treinamento no conhecimento tático processual no escalão Sub-11 de formação do futebol. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Belo Horizonte. 2010.

-Bandeira, Thiago. Motivação do Treinamento Físico para Alta Performance. 2010. Disponível em: <http://www.universidadedofutebol.com.br/2010/06/1,14734>Acesso em: 28/11/2017.

-Barroso, M. L. C. Validação do Participation Motivation Questionnaire adaptado para determinar motivos de prática esportiva de adultos jovens brasileiros. 2007.

-Berleze, A.; Vieira, L. F.; Krebs, R. J. Motivos que levam crianças à prática de atividades motoras na escola. R. da Educação Física/UEM, Maringá. Vol. 13. Num. 1. p. 99-107. 2002.

-Carraveta, E. O jogador de futebol. Porto Alegre. Mercado aberto. 2001.

-Filgueira, F. M. Objetivos dos Pais em Relação à Prática do Futebol na Iniciação. Revista Mineira de Educação Física. Vol. 13. Num. 1. p. 96-110. 2005.

-Fiorese, L. V. A relação entre a percepção de competência de atletas adolescentes e seus motivos para a prática esportiva. Dissertação de Mestrado. UFSM. 1993.

-Gaya, A. C. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.

-Gomes, C. M. R. Motivação para a Prática do Futebol: Motivos para a prática, objectivos de realização e crenças quanto às causas de sucesso, de jovens pertencentes a escalões de formação de Futebol. Trabalho de monografia. Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Porto, 2006.

-Gonçalves, G. H. T.; Klering, R. T.; Pacheco, C. H.; Balbinotti, M. A. A.; Balbinotti, C. A. A. Motivos à prática regular de futebol e futsal. Saúde e Desenvolvimento Humano. Vol. 3. Num. 2. p. 7-20. 2015.

-Lorenzi, G.; Voser.; R. C.; Hernández, J. A. E. A motivação para a prática do futebol de crianças com idade entre 09 a 12 anos. 2011. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd155/a-motivacao-para-a-pratica-do-futebol-de-criancas.htm>. Acesso em: 16/11/2017.

-Miranda, R.; Ribeiro, L. C. Motivação: a compreensão teórica para a melhoria do desempenho atlético nos treinamentos e competições. Revista Treinamento Desportivo. Vol. 2. Num. 1. p. 79-88. 1997.

-Paim, M. C. C. Fatores Motivacionais e Desempenho no Futebol. Revista da Educação Física/UEM, Maringá. Vol. 12. Num. 2. p. 73-79. 2001a. Disponível em: <http://eduem.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3748/2580>. Acesso em: 03/12/2017.

-Paim, M. C. C. Motivos que levam adolescentes a praticar o futebol. Revista Digital. Vol. 7. Num. 43. 2001b.

-Pansera, S. M.; Valentini, N. C.; Santayana S. M.; Berleze, A. Motivação intrínseca e extrínseca: diferenças no sexo e na idade. Psicologia Escolar e Educacional. Vol. 20. Num. 2. 2016.

-Peres, A. L. X.; Saldanha, R. P. Motivação para a prática esportiva dos jovens: uma revisão integrativa. SEFIC 2017. 2017.

-Reis, C. A. M. Análise dos fatores determinantes para o abandono de adolescentes no futsal.Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 6. Num. 19. 2013. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/246>

-Samulski, D. Psicologia do Esporte: Comparação do esportista e não esportista. UFMG. Belo Horizonte.1990.

-Santos, M. A. G. N.; Manoel, R. V. Fatores motivacionais na prática do futebol. Revista Hórus, Ourinhos. Vol. 4. Num. 2. p. 220-230. 2010. Disponível em:<http://www.faeso.edu.br/horus/artigosanteriores/2010/fatoresmotivacionais.pdf>. Acesso em: 28/12/2017.

-Sena, A. C.; Hernandez, J. A. E.; Duarte Junior, M. A. S.; Voser, R. C. Fatores motivacionais que influenciam na prática do Futsal: um estudo de uma escolinha na cidade de Porto Alegre. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 9. Num. 35. p. 416-421. 2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/550>

-Voser,R.C. Iniciação ao futsal, abordagem recreativa. 3ª edição. Canoas. Brasil. Editora da ULBRA. 2004.

-Voser, R. C.; Hernández, J. A. E.; Okubo, J. C.; Duarte Junior, M. A. S. A motivação para o esporte: um estudo descritivo com atletas profissionais de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, Edição Especial: Pedagogia do Esporte. São Paulo. Vol. 9. Num. 35. p. 399-405, 2017. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/539>

-Voser, R. C.; Hernández, J. A. E.; Ortiz, L. F. R.; Voser, P. E. G. A motivação para a prática do futsal: comparação entre atletas federados do sexo masculino e feminino. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 6. Num. 21. p. 196-201. 2014. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/287/234>

-Voser, R. C.;Moreira, C. M.; Voser, P. E. G.; Hernandez, J. A. E. A motivação para prática do Futsal: Um estudo com atletas na faixa etária entre 13 e 18 anos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v. 8, n. 28, p. 39-45, 2016. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/384>

Publicado
2019-01-20
Cómo citar
Notari, G. da S., Voser, R. da C., Duarte Junior, M. A. dos S., & Hernandez, J. A. E. (2019). Factores motivacionales en deportistas juveniles de un club de fútbol de Porto Alegre. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 10(41), 703-709. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/666
Sección
Artículos Científicos - Originales