La perspectiva de los padres en relación a la participación deportiva de sus hijos en una escuela de fútbol sala

  • Douglas Diniz Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Miguel Angelo Duarte Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Guy Ginciene Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • José Cí­cero Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Giovani dos Santos Cunha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Rogério da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil
Palabras clave: Niños, Deporte, Iniciación deportiva

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo verificar la perspectiva de los padres sobre la práctica deportiva de sus hijos en una escuela de fútbol sala. Por lo tanto, buscamos comprender la influencia, participación, involucramiento y expectativas de los padres en relación a la práctica deportiva de sus hijos. Los colaboradores fueron definidos intencionalmente, siendo tres padres y una madre, quienes tenían hijos en la categoría sub-12 de una escuela de iniciación al fútbol sala. Para la obtención de la información de este trabajo se utilizó como procedimiento principal la entrevista semiestructurada y la definición de las categorías de análisis. Como principales resultados se encontró que existe, aunque imperceptiblemente por parte de los colaboradores, la influencia de los padres en relación a la práctica deportiva de sus hijos, así como un cierto cuidado de su parte en no someterlos a una temprana especialización y formación. rutinas La participación e implicación de los padres colaboradores en el deporte que practican sus hijos es muy positiva. Finalmente, se entiende que aún existe desconocimiento por parte de algunos padres y falta de argumentos precisos, convencidos e ilustrados sobre la metodología utilizada en la escuela de sus hijos. A partir de estos resultados, fue posible concluir que la perspectiva de los padres es que sus hijos continúen practicando deportes de manera que les brinde felicidad, aprendan a lidiar con las adversidades del trabajo en grupo y, finalmente, que participen en más competencias.

Biografía del autor/a

Douglas Diniz Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Miguel Angelo Duarte Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Mestrando em Ciências do Movimento Humano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS desde 2017. Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Filiado ao Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br UFRGS). Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação. Experiência como bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade, Bolsista de Iniciação Cientí­fica BIC-UFRGS e Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Professor Adjunto da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP Rio Claro/SP. Membro do GEPPA (Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo), Membro do LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Fí­sica), atuando principalmente nos seguintes temas: esportes coletivos (handebol e basquetebol), esportes individuais (atletismo), esportes de rede/parede (tênis, tênis de mesa, badminton e peteca), Pedagogia do Esporte (métodos de ensino/treino) Educação Fí­sica Escolar e TIC.

José Cí­cero Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Fundação Educacional do Vale do Jacuí­ (1974), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1983) e Doutorado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, no Desporto Coletivo, com ênfase no Voleibol, Basquetebol e Futebol, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Jogo/Estatí­stica; Pedagogia do Ensino e do Treino.

Giovani dos Santos Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Possui Graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2004). Especialista em Fisiologia do Exercício (UFRGS-2007). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2007), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS-2011) e Pós-doutorando em Child Health & Exercise Medicine Program na McMaster University (2014). Atualmente é professor Adjunto II da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como professor de Handebol, Futebol, Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Bases das Práticas Corporais-Esportes. Sua linha de investigação compreende Esporte e Saúde, Esporte e Performance, Metodologia do Ensino dos Esportes, focado em crianças e adolescentes. Paralelamente, participa de projetos de pesquisa sobre termorregulação, consumo máximo de oxigênio, força, arquitetura muscular, alometria. Tem experiência como professor de ensino superior ministrando as disciplinas de Fisiologia Aplicada ao Treinamento, Prescrição de Treinamento para Crianças e Adolescentes, Avaliação Fí­sica, Medidas e Avaliação. Atuou como professor de Educação Fí­sica Escolar no Instituto Federal Farroupilha (2012-2014). Revisor da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, International Journal of Sports Physiology and Performance, Journal of Sports Science, Pediatric exercise Science, International Journal Sports Medicine. Tem trabalhado na formação de treinadores e preparadores fí­sicos de esportes coletivos, entre eles o futsal, futebol, voleibol com ênfase em suas categorias de base. Possui experiência na área de Avaliação Fí­sica, com ênfase na avaliação Cineantropométrica de atletas de alto rendimento de esportes individuais e coletivos como Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Rugby, Basquetebol, Squash, Tênis, Remo, Ginástica, Judô, Kung Fu, Mixed Marcial Arts, Maratona, Natação, Ciclismo e Trialto no Centro Nacional de Excelência Esportiva(CENESP UFRGS - 2001-2011). Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK).

Rogério da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 2 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é professor e orientador no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano onde ministra a disciplina Estudos Avançados em Esporte e Rendimento, é coordenador da Comissão de Graduação COMGRAD - ESEFID/UFRGS. É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Citas

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Publicado
2018-11-29
Cómo citar
Moraes, D. D., Duarte Junior, M. A., Ginciene, G., Moraes, J. C., Cunha, G. dos S., & Voser, R. da C. (2018). La perspectiva de los padres en relación a la participación deportiva de sus hijos en una escuela de fútbol sala. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 10(39), 481-491. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/627
Sección
Artículos: Edición Especial