Factores motivacionales que influyen en la práctica del Futsal: un estudio de una pequeña escuela de la ciudad de Porto Alegre

  • Alam Camejo Sena Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
  • Miguel Angelo Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
  • Rogério da Cunha Voser Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)
Palabras clave: Motivación, Psicologia del deporte, Niños

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo verificar la principal motivación para la práctica del fútbol sala en una escuela de la ciudad de Porto Alegre. Participaron del estudio 100 practicantes de fútbol sala del sexo masculino, con edades entre 7 y 13 años que forman parte de dos sedes de esta escuela de fútbol sala. Como instrumento de recolección de datos se utilizó el Inventario de Motivación para la Práctica Deportiva (IMPD), elaborado por Gaya y Cardoso (1998), compuesto por 19 ítems subdivididos en 3 dimensiones: a) competencia deportiva (DC) b) amistad y ocio ( AL) c) salud (S). Cada motivo tiene tres niveles de respuesta, es decir, Muy Importante (MI) - 3, Poco Importante (PI) - 2 y No Importante (NI) - 1. Las recolecciones se realizaron previa autorización del colegio, alumnos y padres de familia. El software utilizado en los análisis fue SPSS V.20. Al analizar las dimensiones de la motivación de los 100 participantes, es posible observar que no hubo variación significativa desde la perspectiva estadística en los motivos que llevan a estos niños y jóvenes a practicar fútbol sala, pero se encontró que a mayor edad, mayor menos relevante es el factor de Amistad y Ocio para la práctica del fútbol sala. Los resultados de la prueba t de Student revelaron que las medias de los participantes en las variables de motivación no fueron significativamente diferentes entre sí. Se utilizó el coeficiente de correlación de Pearson, donde no se encontraron relaciones estadísticas significativas (p<0,05) entre la edad, los años de experiencia y las 3 dimensiones estudiadas (competencia deportiva; amistad/ocio y salud).

Biografía del autor/a

Alam Camejo Sena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professor em escolas de futebol.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado do pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Parecerista Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - Satepsi do Conselho Federal de Psicologia, da FAPERJ, da FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero (gender schema theory), relacionamentos í­ntimos (amor e satisfação conjugal), psicologia do esporte (rendimento, saúde e educação) e adaptação e validação de instrumentos e medidas em psicologia.

Miguel Angelo Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Rogério da Cunha Voser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS)

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

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Publicado
2017-09-10
Cómo citar
Sena, A. C., Hernandez, J. A. E., Duarte, M. A., & Voser, R. da C. (2017). Factores motivacionales que influyen en la práctica del Futsal: un estudio de una pequeña escuela de la ciudad de Porto Alegre. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 9(35), 416-421. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/550
Sección
Artículos Científicos - Originales