Fútbol femenino en Brasil y Estados Unidos: similitudes y diferencias en el deporte

  • Geórgia Fernandes Balardin Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Miguel Angelo Duarte Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palabras clave: Deportes, Mujeres, Clubs

Resumen

Cuando hablamos de fútbol femenino, poco se sabe de Brasil y de la estructura que ofrece el país, lo cual es intrigante, ya que este es el país del fútbol. Esta investigación tiene como objetivo describir las diferencias y similitudes entre el fútbol femenino jugado en clubes de Brasil y Estados Unidos. Este estudio presenta un enfoque cualitativo, descriptivo e interpretativo. Participaron del estudio siete futbolistas brasileños, que jugaron o juegan en clubes de Estados Unidos y Brasil. Como instrumento de recolección de información se utilizó la entrevista semiestructurada. Para la captura de datos se realizaron entrevistas con guiones preestablecidos, utilizando el Formulario de Google. A partir de la información recopilada, se realizó un análisis cualitativo de los datos. Los resultados mostraron que el fútbol femenino en Brasil necesita una mayor inversión sociocultural y financiera que permita un nivel y valoración similar a los clubes de Estados Unidos. Esta diferencia observada durante la investigación se da en todas las categorías evaluadas, tanto desde el punto de vista de la participación de la familia en el desarrollo de las categorías iniciales, como en el profesional. En Estados Unidos, los clubes de mujeres profesionales utilizan un departamento de marketing como forma de captar recursos económicos, favoreciendo la estructura física, brindando calidad en la formación técnica y táctica de las atletas, repercutiendo en el desempeño de los equipos en campeonatos nacionales e internacionales. Sin embargo, a pesar de las diferencias entre países, el fútbol femenino es considerado el deporte elegido por la mayoría de las mujeres aquí en Brasil.

Biografía del autor/a

Geórgia Fernandes Balardin, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Tem experiência na área de Educação Fí­sica, com ênfase em futebol de campo e salão. Tendo participado de diferentes competições em ní­vel regional, nacional e internacional. Possui graduação no curso de licenciatura em Educação Fí­sica - ESEFID/UFRGS.

Rogério da Cunha Voser, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador de Cursos Superiores e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Associado ní­vel 1 da Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal, Bases das Práticas Corporais: esporte, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é coordenador do NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade - ESEFID/UFRGS). É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Fí­sica da UFRGS. É vice-coordenador da Equipe Colaboradora 18 (RS) do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Fí­sica: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Miguel Angelo Duarte, Escola de Educação Fí­sica, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil.

Bacharel em Nutrição (2014) UNISINOS. Acadêmico em Educação Fí­sica pela ESEFID/UFRGS. Atualmente desenvolve atividades de orientação nutricional, prescrição de dietas e suplementação com ênfase em nutrição esportiva. Bolsista do Núcleo de Avaliação da Unidade e Bolsista BIC-UFRGS Iniciação Cientí­fica. Possui qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Tem como áreas de interesse o esporte, avaliação, cineantropometria e nutrição.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Licenciatura em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva Voleibol. Especialização em Pesquisa Curricular. Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela UFSM. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Fí­sica, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Esporte e da Educação Fí­sica, Esporte Adaptado e Esporte Paraolí­mpico; Esportes-Surdos.

Citas

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Publicado
2018-02-17
Cómo citar
Balardin, G. F., Voser, R. da C., Duarte, M. A., & Mazo, J. Z. (2018). Fútbol femenino en Brasil y Estados Unidos: similitudes y diferencias en el deporte. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 10(36), 101-109. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/549
Sección
Artículos Científicos - Originales

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