El portero de fútbol: una mirada desde la praxiología motriz

  • Cesar Vieira Marques Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Antonio Guilherme Schmitz Filho Universidade Federela de Santa Maria
  • Otávio Baggioto Bettega Universidade de Campinas
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria
Palabras clave: Deportes, Comunicación, Capacitación

Resumen

El portero de fútbol se caracteriza por una serie de peculiaridades en relación con los demás jugadores, tal y como prevé el reglamento. Por ello, muchas veces es visto de forma fragmentada desde el contexto del juego y su proceso de formación se desarrolla de forma muy particular en relación al resto del equipo, centrado en la repetición y mejora de los gestos técnicos. Para oponerse a esta concepción, la presente investigación realiza un análisis sobre el desempeño del portero desde la lógica interna del fútbol, ​​proponiendo implicaciones para su proceso de formación. Esta es la estructuración realizada a partir de una investigación teórica, utilizando los instrumentos de la Praxiología Motora, que apuntan la participación del portero en los aspectos comunicacionales del juego así como del resto de los participantes. En este sentido, la Acción Motiva del portero sólo cobra sentido a partir de las exigencias que presenta el juego, necesitando desarrollarse a partir de la especificidad de las situaciones que se presentan en el fútbol y la necesidad del portero de leer y adaptarse a cada momento del juego, en el contexto interacción entre compañeros y oponentes. El elemento adversario gana importancia en la participación del portero en el juego, y debe ser central en el proceso de formación al mismo tiempo que proporciona los aspectos de imprevisibilidad presentes en el juego.

Biografía del autor/a

Cesar Vieira Marques Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Fí­sica - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Durante dois anos, bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto: O Ensino dos Esportes na Escola: Intervenções a Partir dos Cenários Produzidos na Mí­dia. Duante um ano, treinador esportivo na Sociedade Esportiva Novo Horizonte. Especialista em Educação Fí­sica Escolar na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria

Antonio Guilherme Schmitz Filho, Universidade Federela de Santa Maria

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1985), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutor em Ciências da Comunicação Processos Midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Desde 2006 é professor adjunto do Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Fí­sica e Desportos (CEFD/UFSM). Atua nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado (Educação Fí­sica) e como pesquisador no Programa de Pós-Graduação do CEFD/UFSM. Possui experiência e orienta trabalhos de conclusão de graduação e iniciação científica envolvendo o ensino e a aprendizagem esportiva, o sentido esportivo, a análise dos cenários esportivos e de saúde na mí­dia, a cultura esportiva e o ensino esportivo através da navegação adaptativa. Desenvolve desde 2006, junto à UFSM, um Programa de Extensão voltado ao desenvolvimento e a sustentabilidade esportiva. Integra como representante do CEFD/UFSM o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/2014). Participa do NP de Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). É autor de Jornalismo Esportivo na Copa de 1998: uma tentativa de análise crí­tica das crí­ticas (São Gabriel: URCAMP, 2001). Coordena o Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mí­dia (LACEM).

Otávio Baggioto Bettega, Universidade de Campinas

Graduado no Curso de Educação Fí­sica Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Educação Fí­sica no curso de especialização: Atividade Fí­sica, Desempenho Motor e Saúde, linha de pesquisa Cenários Esportivos na Mí­dia na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre no Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente Doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação Fí­sica da Universidade Estadual de Campinas.

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Fí­sica, pela Universidade Federal de Santa Maria (1988); Mestre em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Doutor em Educação Fí­sica pela Universidade Estadual de Campinas (2002); Pós-doutor pelo Institut Nacional de Educación Fisica de Catalunya (2009). Atualmente, é professor associado, do Departamento de Desportos Coletivos, do Centro de Educação Fí­sica, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando em cursos na graduação, especialização e no Programa de Pós-graduação em Educação Fí­sica desta instituição. É vice-lí­der do GPELF ? Grupo de Pesquisa em Lazer e Formação de Professores, e lí­der do Grupo de Estudos Praxiológicos, GEP-Brasil, grupo que agrega pesquisadores deste tema no Brasil e Latino-América. É vogal da Associação Internacional de Praxiologia Motriz, AIPRAM. Pesquisa na área de Educação Fí­sica, com ênfase em praxiologia motriz, trabalho pedagógico, formação de professores, Pedagogia dos esportes. Integra o conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais na área de Educação Fí­sica. 

Citas

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Publicado
2017-09-10
Cómo citar
Vieira Marques Filho, C., Schmitz Filho, A. G., Baggioto Bettega, O., & Magno Ribas, J. F. (2017). El portero de fútbol: una mirada desde la praxiología motriz. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 9(35), 406-415. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/541
Sección
Artículos Científicos - Originales