Motivación de los practicantes universitarios de Futsal: un estudio descriptivo

  • Rogério da Cunha Voser ESEFID - UFRGS
  • José Evangelho Augusto Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Instituiçã0o Educacional São Judas Tadeu/RS
  • Thaí­sa Arêdes Rodrigues ESEFID - UFRGS
Palabras clave: Motivación, Deporte universitário, Fútbol sala

Resumen

Esta investigación tuvo como objetivo identificar las razones que llevan a los estudiantes universitarios, participantes de la 35ª edición de los Juegos Universitarios Gauchos (JUGs), a practicar fútbol sala. Participaron 185 estudiantes de ambos sexos, con edades comprendidas entre 17 y 35 años. El Cuestionario de Motivación de Participación de Gill, Gross y Huddleston (1983) fue utilizado en la versión de la Escala de Razones para la Práctica Deportiva (EMPE), una adaptación brasileña realizada por Barroso (2007). Los resultados indicaron que, para los hombres, la salud y la afiliación son los motivos más importantes y para las mujeres, la salud y la mejora técnica. Además, no se reveló una relación estadística significativa entre los motivos para practicar el deporte y el sexo y la edad de los practicantes.

Biografía del autor/a

Rogério da Cunha Voser, ESEFID - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

José Evangelho Augusto Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado da pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Parecerista Ad Hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - Satepsi do Conselho Federal de Psicologia, da FAPERJ, da FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero (gender schema theory), relacionamentos í­ntimos (amor e satisfação conjugal), psicologia do esporte (rendimento, saúde e educação) e adaptação e validação de instrumentos e medidas em psicologia.

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Instituiçã0o Educacional São Judas Tadeu/RS

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Nos últimos anos, atuou na docência superior com as disciplinas de Inglês Aplicado aos Negócios, Português Instrumental, Comunicação Empresarial, Iniciação à Pesquisa, Metodologia da Pesquisa e Leitura e Produção Textual. Além da Docência, foi membro do Núcleo Docente Estruturante e de Colegiado na Faculdade SOGIPA e na Instituição Educacional São Judas Tadeu-RS, além de ter participado dos projetos de mobilização destas instituições para o ENADE e de ter publicado alguns artigos acadêmicos. Atualmente é professora dos Cursos de Especialização em Administração na Instituição Educacional São Judas Tadeu/RS.

Thaí­sa Arêdes Rodrigues, ESEFID - UFRGS

Graduanda em Educação Fí­sica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é bolsista de pesquisa PROBIC-FAPERGS na linha de envelhecimento humano.

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Publicado
2016-11-06
Cómo citar
Voser, R. da C., Hernandez, J. E. A., Voser, P. E. G., & Rodrigues, T. A. (2016). Motivación de los practicantes universitarios de Futsal: un estudio descriptivo. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 8(31), 357-364. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/492
Sección
Artículos: Edición Especial

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