Saber táctico declarativo en futbolistas amazónicos: una comparación entre escolares en diferentes contextos de práctica

  • Tobias dos Santos Costa Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
  • Lucí­dio Rocha Santos Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
  • João Otací­lio Libardoni dos Santos Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
  • João Luiz da Costa Barros Laboratório Interdisciplinar em Educação Fí­sica, Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
  • Gibson Moreira Praça Departamento de Educação Fí­sica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina - MG
  • João Cláudio Machado Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (Ledehu), Faculdade de Educação Fí­sica e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, Manaus - AM
Palabras clave: Fútbol, Toma de decisiones, Conocimiento

Resumen

El presente estudio tuvo como objetivo analizar el conocimiento táctico declarativo de practicantes de fútbol escolar amazónico de diferentes contextos de práctica. Cuarenta y cinco individuos (15,53 ± 1,1 años) pertenecientes a la categoría Sub-17 participaron de la investigación. Los sujetos fueron divididos en dos grupos: Grupo 1 (N=22), compuesto por futbolistas que participan en entrenamientos sistemáticos de fútbol, ​​en contextos extracurriculares; Grupo 2 (N=23), compuesto por individuos que practican el deporte solo en un contexto escolar, es decir. en las clases de Educación Física. Foi aplicado o Teste de Conhecimento Tático Declarativo (TCTD), onde onze cenas de jogos foram expostas aos futebolistas através da utilização de um data-show, onde cada uma delas era paralisada no exato instante em que o jogador portador da bola deveria decidir "o qué hacer". Se utilizó la prueba de Mann-Whitney para comparar las puntuaciones de conocimiento táctico declarativo entre los dos grupos. Así, fue posible verificar que el Grupo 1 tiene un mayor volumen de entrenamiento (p=0,00) en comparación con el Grupo 2. Sin embargo, no fue posible verificar diferencias estadísticamente significativas entre los grupos para las variables "Respuestas correctas" y "Puntuación (p=0,66 y p=0,31, respectivamente). Así, se puede concluir que, más importante que el tiempo de práctica, existe la necesidad de mejorar la calidad de la práctica vivida.

Citas

-Aburachid, L.; Silva, S.; Greco, P. Nível de conhecimento tático de jogadores e avaliação subjetiva dos treinadores de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. Vol. 5. p. 322-330. 2013. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/218/204>

-Afonso, J.; Garganta, J.; Mesquita, I. Decision-making in sports: The role of attention, anticipation and memory. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Vol. 14. Núm. 5. p. 592-601. 2012.

-Alexander, K. Beyond the prediction of student achievement: Direct and repeated measurement of behavior change. Journal of Teaching in Physical Education Monograph 1 Summer. p. 42-47. 1983.

-Anderson, J. R. Acquisition of cognitive skill. Psychological Review. Vol. 89. Núm. 4. p. 369-406. 1982.

-Anderson, J. R.; Bothell, D.; Byrne, M. D. An integrated theory of the mind. Psychological Review. Vol. 111. Núm. 4. 2004.

-Bayer, C. O Ensino dos Desportos Coletivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.

-Bento, A. Redescutindo o ensino do esporte coletivo na aula de educação física escolar. Universidade Estadual Paulista. Dissertação de Mestrado. Rio Claro. 2003.

-Blank, R.; Smits-Engelsman, B.; Polatajko, H.; Wilson P. European Academy for Childhood Disability. European Academy for Childhood Disability: recommendations on the definition, diagnosis and intervention of developmental coordination disorder (long version). Developmental Medicine and Child Neurology. Vol. 54. p. 904-910. 2012.

-Bunker, D.; Thorpe, R. A model for the teaching of games in the secondary school. Bulletin of Physical Education. Vol. 10. 1982.

-Chi, M. T. H.; Glasser, R. The measurement of expertise: Analysis of the development of knowledge and skill as a basis for assessing achievement. Educational testing and evaluation. Beverly Hills. 1980.

-Costa, I.; Garganta, J.; Greco, P.; Mesquita, I. Análise do comportamento e do desempenho táctico de jogadores de futebol sub-15: estudo comparativo entre dois clubes portugueses. Revista Digital. Vol. 14. p. 141. 2010.

-Costa, I.; Cardoso, F. Formação no futebol: Ensino e avaliação do comportamento tático. IN: Ramos, V.; Saad, M. A.; Milisted, M. Jogos Desportivos Coletivos: Investigação e prática pedagógica. UDESC. 2013.

-Costa, J. Inteligência geral e conhecimento específico no futebol: Estudo comparativo entre a inteligência geral e o conhecimento específico em jovens futebolistas federados de diferentes níveis competitivos. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Universidade do Porto. 2001.

-Figueira, F.; Greco, P. Futebol: Um Estudo sobre a capacidade tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 1. Núm. 2. p. 53-65. 2013.

-Galatti, L. R.; Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J.; Paes, R. R.; Seoane, A. M. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista da Educação Física/UEM. Vol. 25. Núm. 1. p. 153-162. 2014.

-Garganta, J. A análise do jogo em Futebol. Percurso evolutivo e tendências. In: Tavares, F. Estudo dos jogos desportivos: Concepções, metodologias e instrumentos. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Multitema. p. 14-42. 1999.

-Garganta, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: Graça, A. e Oliveira, J. (Ed.). O ensino dos jogos desportivos. Porto. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.1998.

-Giacomini, D. S. Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: Estudo comparativo entre jogadores de diferentes categorias e posições. Dissertação de Mestrado. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Universidade Federal de Minas Gerais. 2007.

-Giacomini, D. S.; Silva, E. G.; Greco, P. J. Comparação do conhecimento tático declarativo de jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Vol. 33. Núm. 2. p. 445-463. 2011a.

-Giacomini, D. S.; Soares, V. O. V.; Santos, H. F.; Matias, C. J. A. S.; Greco, P. J. O conhecimento tático declarativo e processual em jogadores de futebol de diferentes escalões. Motricidade. Vol. 7. Núm. 1. p. 43-53. 2011b.

-Graça, A.; Mesquita, I. A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades básicas do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Vol. 2. Núm. 5. p. 67-79. 2002.

-Gréhaigne, J.F.; Guillon, R. L ́ Utilisation des Jeux d ́ Opposition à l ́èscole. Revue de l ́education Phsysique. Vol. 32. Núm. 2. p. 51-67.1992.

-Leonardo, L.; Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz. Vol. 15. Núm. 2. p. 236-246. 2009.

-Mangas, C. J. Conhecimento declarativo no futebol: estudo comparativo em praticantes federados e não-federados, do escalão de sub-14. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Universidade do Porto. 1999.

-Moreira, P.; Soares, V.; Praça, G. M.; Matias, C. J.; Greco, P. J. Conhecimento tático declarativo em jogadores de futebol sub-14 e sub-15. Kinesis. Vol. 2. Núm. 32. p. 87-90. 2014.

-Molina, V. Uma experiência de ensino do futebol no currículo de licenciatura em Educação Física. Movimento. Vol. 2. Núm. 2. 1995.

-Oliveira, L. Conhecimento tático declarativo em futebol: Estudo comparativo dos níveis de conhecimento tático entre dois subgrupos de jogadores do futebol escolar 1-32. Trabalho de conclusão de curso. Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2009.

-Ramos, A. Treino da velocidade do futebolista: Análise do microciclo. Treino Desportivo. Núm. 30. p. 10-15. 2006.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz. Vol. 13. Núm. 1. p. 51-60. 2007.

-Rezer, R. Pressupostos orientadores para o ensino dos “futebóis” na educação física escolar. Cadernos de Formação RBCE. Vol. 1. Núm. 1. 2009.

-Siedentop, D. The theorie and practice of sport education. In: Barrette, G.; Feingold, R.; e colaboradores (Ed.). Myths, models and methods in sport pedagogy. Champaign: Human Kinetics. p. 79-85. 1987.

-Siedentop, D. Sport education: Quality pe through positive sport experiences. Champaign. Human Kinetics. 1994.

-Sternberg, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre. Artmed. 2000.

-Williams, M.; Davids, K.; Burwitz, L.; Williams, J. Cognitive knowledge and soccer performance. Perceptual and Motor skills. Vol. 76. Núm. 2. p. 579-593. 1993.

-Williams, M.; Davids, K. Declarative knowledge in sport: A by-product of experience or a characteristic of expertise. Journal of Sport and Exercise Psychology. Vol. 17. p. 258-275. 1995.

Publicado
2016-05-14
Cómo citar
Costa, T. dos S., Santos, L. R., Santos, J. O. L. dos, Barros, J. L. da C., Praça, G. M., & Machado, J. C. (2016). Saber táctico declarativo en futbolistas amazónicos: una comparación entre escolares en diferentes contextos de práctica. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 8(30), 220-227. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/416
Sección
Artículos Científicos - Originales