Factores motivacionales para la práctica de iniciación al Fútbol Sala

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Henrique Policarpo Piccinin Horus Faculdades/SC
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Instituição Educacional São Judas Tadeu.
Palabras clave: Motivación, Psicologia del Deporte, Fútbol sala

Resumen

El estudio tuvo como objetivo identificar los motivos de la práctica de iniciación al fútbol sala. La muestra estuvo compuesta por 88 practicantes de fútbol sala de ambos sexos, con edades entre 7 y 17 años de las categorías básicas de una Escolinha en la ciudad de Saltinho-SC. Se aplicó el Inventario de Motivación para la Práctica Deportiva de Gaya y Cardoso (1998). En cuanto a los resultados, el promedio más alto fue competencia deportiva (2,7) seguido de salud (2,6) y amistad y ocio (2,2). La Prueba T de Student reveló que la media de competencia deportiva superó a la de salud y amistad, además, la media de salud superó a la de amistad (p<0,05). No se encontraron correlaciones estadísticas significativas entre la edad, el tiempo de práctica de los participantes y las tres dimensiones de la motivación. Tampoco hubo diferencia significativa en la motivación entre los sexos.

Biografía del autor/a

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Henrique Policarpo Piccinin, Horus Faculdades/SC

Professor Especialista em Futsal, trabalha em escolinhas de futsal.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS)
Professor Adjunto DE - Departamento de Fundamentos da Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Instituição Educacional São Judas Tadeu.

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Atualmente atua em cursos de Especialização nas disciplinas; Iniciação à Pesquisa, Metodologia da Pesquisa e Leitura e Produção Textual.

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Publicado
2016-03-03
Cómo citar
Voser, R. da C., Piccinin, H. P., Hernandez, J. A. E., & Voser, P. E. G. (2016). Factores motivacionales para la práctica de iniciación al Fútbol Sala. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 8(29), 175-180. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/410
Sección
Artículos Científicos - Originales

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