La motivación para practicar Futsal: Un estudio con deportistas de entre 13 y 18 años

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Cezar Mauricio Moreira HORUS FACULDADES/PINHALZINHO-SC
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Faculdades Integradas São Judas Tadeu
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Palabras clave: Fútbol sala, Motivación, Psicologia del deporte

Resumen

Este estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio tuvo como objetivo verificar la motivación por el deporte de 50 atletas de fútbol sala, del sexo masculino, con edades entre 13 y 18 años, distribuidos en las siguientes categorías: Sub-14 (16 atletas), Sub-16 (17 atletas) y Sub-18 (17 atletas), representando al municipio de Caxambu do Sul en los campeonatos organizados por la Fesporte (Joguinhos, Olesc y Jesc). Como instrumento de recolección de datos, se utilizó la "Escala de Razones para la Práctica Deportiva" (EMPE), que fue validada por Barroso (2007) para la población brasileña y consta de 33 preguntas con una escala tipo Likert. Este instrumento tiene 7 dimensiones motivacionales, a saber: estado, condición física, energía, contexto, técnica, afiliación y salud. El análisis de los resultados se obtuvo mediante el programa Statistical Package for Social Science for Windows (SPSS), versión 20.0. Al analizar todos los sujetos de la investigación, los resultados mostraron que los factores salud, afiliación y mejora técnica fueron los más importantes, seguidos de la condición física, el estado, la liberación de energía y el contexto. Solo en la dimensión Condición Física hubo diferencia estadísticamente significativa, por el Análisis de Varianza. La prueba de seguimiento de Scheff© identificó que esta diferencia es entre Sub-16 (M=9.3) y Sub-18 (M=8.7). En las demás dimensiones, no hubo diferencia estadísticamente significativa entre las categorías examinadas. Se espera que esta investigación pueda estimular más estudios en el área y sirva como marco teórico para acciones durante la formación.

Biografía del autor/a

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do município e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Cezar Mauricio Moreira, HORUS FACULDADES/PINHALZINHO-SC

Professor de Educação Fí­sica e especialista em Futsal.

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Faculdades Integradas São Judas Tadeu

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Atualmente, é professora da disciplina de Leitura e Produção Textual dos Curso Tecnólogos de Gestão Financeira e de Recursos Humanos da Instituição Educacional São Judas Tadeu de Porto Alegre, sendo membro de seu Colegiado. Já ministrou aulas de Iniciação Cientifica e de Metodologia da Pesquisa em Cursos de Educação Fí­sica.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado da pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem sido consultor ad hoc da FAPERJ e FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero, relacionamentos í­ntimos, validação de instrumentos e medidas em psicologia e psicologia do esporte.

Citas

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Publicado
2016-01-26
Cómo citar
Voser, R. da C., Moreira, C. M., Voser, P. E. G., & Hernandez, J. A. E. (2016). La motivación para practicar Futsal: Un estudio con deportistas de entre 13 y 18 años. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 8(28), 39-45. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/384
Sección
Artículos Científicos - Originales

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