La motivación para practicar fútbol sala: comparación entre deportistas federados masculinos y femeninos

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Jose Augusto Evangelho Hernandez UERJ
  • Luí­s Fernando Roese Ortiz Sport Club Internacional
  • Patricia Eloi Gomes Voser Faculdade Sogipa de Educação Física
Palabras clave: Motivación, Diferencias sexuales, Psicologia del Deporte, Fútbol sala

Resumen

La presente investigación buscó medir y comparar los factores motivacionales por el deporte en deportistas masculinos y femeninos de la categoría de futsal adulto. O estudo descritivo teve a participação de 45 atletas federados da categoria adulta, de 18 a 32 anos de idade, sendo 15 atletas do sexo masculino de um clube de Porto Alegre e 30 atletas do sexo feminino, igualmente divididas entre clubes de Porto Alegre e da Región Metropolitana. Como instrumento de recolección de datos se utilizó el Cuestionario de Motivación para la Participación en el Deporte creado por Gill, Gross y Huddleston (1983). Los datos recolectados fueron tipeados y analizados en SPSS versión 19.0 usando estadística descriptiva, los resultados sugirieron que los atletas masculinos tienen mayor motivación en todas las dimensiones en comparación con las atletas femeninas. Aparecieron diferencias estadísticas significativas en las dimensiones de estado, forma física y diversión. Probablemente esto pueda explicarse por el hecho de que la modalidad investigada ha tenido históricamente una mayor participación de varones, siendo la práctica entre mujeres un hecho más reciente. Por lo tanto, se sugieren más estudios con atletas de futsal femenino y comparaciones entre sexos para contribuir con el desarrollo psicológico de las atletas y el rendimiento de los equipos.

Biografía del autor/a

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do municí­pio e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

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Publicado
2014-08-16
Cómo citar
Voser, R. da C., Hernandez, J. A. E., Ortiz, L. F. R., & Voser, P. E. G. (2014). La motivación para practicar fútbol sala: comparación entre deportistas federados masculinos y femeninos. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 6(21). Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/287
Sección
Artículos Científicos - Originales

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