El fútbol sala como formador de atletas para el fútbol: una revisión narrativa

  • Marcos Xavier de Andrade Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rodrigo Carlet Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Manoel Eduardo do Prado Shamah Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Luciano de Oliveira Elias Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.
Palabras clave: Fútbol sala, Fútbol, Transición de atletas, Entrenamiento de atletas

Resumen

Introducción y Objetivos: Existe un interés creciente por la formación de deportistas de Futsal para Fútbol, ​​sin embargo, para optimizar el desarrollo de los deportistas, es necesario que cada profesional conozca sobre las necesidades de ambas modalidades. De esta forma, el presente estudio tiene como objetivo presentar una revisión narrativa sobre la contribución del Futsal como formador de atletas al Fútbol, ​​cómo avanzan los estudios sobre el tema, los principales estudios nacionales e internacionales y qué áreas específicas se están estudiando. Materiales y Métodos: Se realizó una Revisión de Literatura Narrativa. Resultados y Discusión: Los estudios nacionales se han concentrado mayoritariamente en la última década, y han despertado el interés de la comunidad científica internacional en los últimos cinco años. La gran exhibición y la importación de grandes estrellas del fútbol siempre atraen la curiosidad sobre lo que se hace en Brasil. En este sentido, la investigación avanza para comprender la importancia del Fútbol Sala en esta relación. Conclusión: Con el presente estudio se puede concluir que el tema ha despertado mucho interés por parte de los profesionales de ambos deportes. Cabe señalar que esta área de estudio aún es muy reciente y que aún existe la necesidad de ampliar la investigación para comprender mejor este proceso formativo y transitorio.

Biografía del autor/a

Marcos Xavier de Andrade , Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano, 2020 - UFRGS. Mestre em Ciências do Movimento Humano, 2020 - UFRGS. Especialista em Ciências do Movimento Humano, em 2000. Graduado em Educação Física, em 1999. Ambos pela Universidade da Região de Joinville - Univille. Atualmente participo do Grupo de Estudos (GEE/UFRGS), nas linhas de Pesquisa Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo e Rendimento.Professor e Palestrante em cursos de capacitação e formação nas áreas de Futebol e Futsal. Atualmente inserido em 9 Cursos de Extensão e Pós Graduação em Faculdades e Universidades Brasileiras. Professor convidado da Universidade Estácio de Sá, ministrando a disciplina de Futsal de Alto Rendimento nas Especializações em Futebol e Futsal. Atleta profissional de Futsal até 2002 com passagens por diversas equipes do Futsal Brasileiro e Espanhol. Presidente da ABTFS - Associação Brasileira do Treinadores de Futsal. Atual Técnico da Seleção Brasileira de Futsal - CBF, desde 2017. Licença "A" CBF e Licença nível 3 AFC/Federação Asiática de Futebol. Ex-Técnico da Associação Carlos Barbosa de Futsal - ACBF, de 2014 a 2019. Eleito por 2 vezes o Melhor Técnico da Liga Nacional de Futsal - LNF 2010 e 2015 e Indicado 5 vezes ao Prêmio de Melhor Técnico de Futsal do Mundo (Futsal Planet). Sócio Proprietário da Amax Futsal - Metodologias para o Futsal, desenvolvendo metodologias de treinamento que geram oportunidades de conhecimento a vários profissionais, atuando inclusive em plataformas de estudos online. Autor dos Livros: Futsal - Início, Meio e Finalidade, 2010. Futsal - Da formação ao Alto Rendimento, 2017. Idealizador e Coordenador do Curso de Pós Graduação em Ensino e Treinamento do Futsal (Sogipa/Amax). Instrutor CBF Academy atuando nas disciplinas de Futsal de Alto Rendimento e Formação de Atletas. Experiência Internacional em Cursos de Capacitação, (Londres, Valência, Japão, Polônia, Emirados Árabes). Além de países da América do Sul.​ 

Rodrigo Carlet , Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS), Mestre em Ciências do Movimento Humano - 2019/2020 (UFRGS), Especialista em Futebol e Futsal: As Ciências do Esporte e a Metodologia de Treinamento, pela Universidade Estácio de Sá, Bacharel em Educação Física (UFRGS). Passagens como Treinador de Futebol e Analista de Desempenho pelo Sport Club Internacional e Grêmio Foot-ball Portoalegrense. Atualmente participo do Grupo de Estudos em Esporte (GEE-UFRGS), nas linhas de pesquisa Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo e Rendimento e ocupo o cargo de Analista de Desempenho da Seleção Brasileira de Futsal Masculina Adulta. 

Manoel Eduardo do Prado Shamah, Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutorando em Ciências do Movimento Humano (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Especialista em Técnico Desportivo (UFRGS). Bacharel em Educação Física (Universidade Feevale). Membro do Grupo de Estudos em Esporte (GEE), nas linhas de pesquisa, Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo e Rendimento (ESEFID-UFRGS). Atuou como analista de desempenho e treinador nas categorias de base da Associação Sport Club Ivoti (Ivoti-RS) e como treinador nas categorias de iniciação do Shanghai Leopard Youth Soccer, na China (2015). Realizou formação profissional junto ao Sporting Clube de Portugal, em Portugal (2018). Áreas de conhecimento: análise de desempenho, metodologia do treinamento esportivo e desenvolvimento tático-técnico em atletas de futebol e futsal.

Luciano de Oliveira Elias , Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.

Luciano de Oliveira Elias é gestor esportivo com larga experiência de mercado. Exerceu a função de Diretor Executivo de Administração no Sport Club Internacional entre 2017 e 2019. Foi Gerente Geral de Instalação nos Jogos Olímpicos RIO2016, Gerente Geral do Estádio Beira-Rio para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 pelo Comitê Organizador Local, Diretor do Departamento de Competições de Base e Assessor Técnico do Departamento de Competições Profissionais da Federação Gaúcha de Futebol, Gerente de Futebol das Categorias de Base da SER Caxias, Gerente de Futebol Profissional da SERC Brasil, Coordenador Geral da Associação Atlética Veranópolis/DalPonte e Coordenador da Escola Rubra do Sport Club Internacional. Tem sólida experiência e conhecimento em Gestão Esportiva e Gestão de Pessoas, focado em resultados, com alto desempenho em planejamento estratégico e experiência comprovada em estruturação e reestruturação de organizações esportivas. É Career Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching. No desenvolvimento desta atividade, alia o seu know how e expertise de mais de 25 anos inserido no mercado de trabalho. Também é idealizador da plataforma EAD FUTCARREIRAS, que promove o Desenvolvimento de Carreira para o Futebol e para o Futsal.

Rogério da Cunha Voser , Escola de Educação Física, Fisioterapia, Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil.

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Física pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador físico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Atualmente é Professor Associado nível 4, desempenhando a função de vice-diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra as Disciplinas de Futsal, Supervisão de estágio do Bacharelado e de TCC1 e TCC2. Na mesma Instituição é professor e orientador no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Movimento Humano onde ministra as disciplinas de Estudos Avançados em Esporte e Rendimento, Bases Metodológicas da Iniciação Esportiva: planejamento, desenvolvimento e avaliação e Estudos Dirigidos Programados. É um dos lideres do Grupo de Estudos em Esporte (GEE) da UFRGS/CNPQ. É coordenador do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência/PIBID - Educação Física da UFRGS. Desenvolve Projetos de Extensão Universitária na área do Futsal. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). É integrante do Conselho Estadual de Esportes do Rio Grande do Sul ? CEERS. Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princípios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro; Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa; PIBID na Educação Física: uma proposta metodológica e práticas para o ensino do esporte na escola e Futsal: ensino através dos jogos de inteligência e capacidade tática.

Citas

-Balzano, O. N.; Lopes, I. E.; Bandeira, A. S. Proposta de treinamento integrado de futsal e futebol, na formação desportiva do atleta de futebol de campo na categoria sub 11 anos. EFDeportes.com. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 159. 2011.

-Balzano, O. N.; Pereira Filho, J. M.; González, R. H. Abordagem metodológica utilizada no treinamento integrado do futsal e futebol, na formação desportiva do atleta de futebol de campo. EFDeportes.com. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 156. 2011.

-Balzano, O. N.; Bandeira, A. S.; Pereira Filho, J. M. Proposta de treinamento integrado de futsal e futebol, na formação desportiva do atleta de futebol de campo na categoria sub 13 anos. EFDeportes.com. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 161. 2011.

-Balzano, O. N.; Vieira, F. O.; Costa, R. B. F.; Lopes, I. E. Proposta de treinamento integrado de futsal e futebol, na formação desportiva do atleta de futebol de campo na categoria sub 15 anos. EFDeportes.com. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 162. 2011.

-Balzano, O. N.; Pereira Filho, J. M. P.; Oliveira, A. C. A.; Lopes, I. E. Proposta de treinamento integrado de futsal e futebol, na formação desportiva do atleta de futebol de campo na categoria sub 17 anos. EFDeportes.com. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 164. 2012.

-Balzano, O. N.; Cruz Júnior, M. T.; Rodrigues, A. L. P. Proposta de treinamento de formação no Futebol baseado em conceitos do jogo de Futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 11. Núm. 45. p. 472-482. 2020. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/762

-Balzano, O. N.; Oliveira, D. M. N.; Pereira Filho, J. M.; Gonzalez, R. H. O futsal como ferramenta na formação desportiva do atleta de futebol de campo. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 15. Núm. 152. 2011.

-Barros Júnior, E. S.; Araújo, W. C. A importância do futsal na formação desportiva do jogador de futebol. Revista Diálogos em Saúde. Vol. 1. Núm. 2. p. 1-32. 2018.

-Bernardo, W.M.; Nobre, M.R.C.; Jatene, F.B. A prática clínica baseada em evidências. Parte II: buscando as evidências em fontes de informação. Rev Assoc Med Bras. Vol. 50. Núm. 1. p.1-9. 2004.

-Cavichiolli, F. R.; Cheluchinhak, A. B.; Capraro, A. M.; Marchi Junior W. O processo de formação do atleta de futsal e futebol: análise etnográfica. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 25. Núm. 4. p. 631-647. 2011.

-Cunha Neto, P. S. A influência da prática regular de futsal na formação de atletas profissionais de futebol do Clube Atlético Paranaense. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 5. Núm. 17. p. 221-226. 2013. Disponível em: < http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/download/213/190>

-Fonseca, C. Futsal: O berço do futebol brasileiro. São Paulo. Aleph. 2007.

-FUTSALRJ.COM.BR. “Carioca Sub-07”. 2019.

-Galatti, L. R.; Paes; R. R.; Collet, C.; Seoane, A. M. Esporte contemporâneo: perspectivas para a compreensão do fenômeno. Corpoconsciência. Vol. 22. Núm. 3. p. 115-127. 2018.

-Müller, E.; Garganta, J.; Santos, R. M. M.; Teoldo, I. Comportamento e desempenho táticos: estudo comparativo entre jogadores de futebol e futsal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Vol. 24. Núm. 2. p. 100-109. 2016.

-Oppici, L.; Panchuk, D.; Serpiello, F. R.; Farrow, D. Long-term practice with domain-specific task constraints influences perceptual skills. Frontiers in psychology. Vol. 8. p. 1-9. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.01387>

-Oppici, L.; Panchuk, D.; Serpiello, F. R.; Farrow, D. Response: Commentary: Long-term Practice with Domain-Specific Task Constraints Influences Perceptual Skills. Frontiers in Psychology. Vol. 10. Núm. 85. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01214>

-Oppici, L.; Panchuk, D.; Serpiello, F. R.; Farrow, D. Futsal task constraints promote transfer of passing skill to soccer task constraints. European Journal of Sport Science. Vol. 18. Núm. 7. p. 947-954. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/17461391.2018.1467490>

-Ré, A. N. Características do futebol e do futsal: implicações para o treinamento de adolescentes e adultos jovens. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano.13. p. 127. 2008.

-Rosa, C. F.; Costa, N. R.; Navarro, A. C. A prática do futsal feminino na formação das jogadoras brasileiras de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 1. Núm. 2. p. 9. 2009. Disponível em <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4902093.pdf>

-Rother, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem. São Paulo. Vol. 20. Núm. 2. 2007.

-Sá, F.; Cardoso, J. A. F. M.; Silva, R. O.; Navarro, A.C. A influência do futsal nas posições de atletas de futebol do Santos Futebol Clube. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. Vol. 2. Núm. 5. p.105-115. 2010. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/download/52/51>

-Torres, C. R.; Hager, P. F. De-emphasizing Competition in Organized Youth Sport: Misdirected Reforms and Misled Children. Journal of the Philosophy of Sport. Vol. 34. Núm. 2. p. 194-210. 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/00948705.2007.9714721>

-Travassos, B.; Araújo, D.; Davids, K. Is futsal a donor sport for football? exploiting complementarity for early diversification in talent development. Science and Medicine in Football. Vol. 2. Núm. 1. p. 66-70. 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/24733938.2017.1390322>

-Voser, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. 5ª edição. Canoas. Editora da Ulbra. 2019.

-Yiannaki, C.; Carling, C.; Collins, D. Commentary: long-term practice with domain-specific task constraints influences perceptual skills. Frontiers in psychology. Vol. 9. p. 1214. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01214>

-Yiannaki, C.; Carling, C.; Collins, D. Could futsal hold the key to developing the next generation of youth soccer players?. Science and Medicine in Football. Vol. 2. p.71-74. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/24733938.2017.1332422>

-Yiannaki, C.; Carling, C.; Collins, D. Futsal as a potential talent development modality for soccer - a quantitative assessment of high-level soccer coach and player perceptions. Science and Medicine in Football. Vol. 2. Núm. 4. p.299-308. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/24733938.2018.1483079>

-Yiannaki, C.; Barron, D. J.; Collins, D.; Carling, C. Match performance in a reference futsal team during an international tournament - implications for talent development in soccer. Biology of Sport. Vol. 37. Núm. 2. p.147-156. 2020. Disponível em: < https://doi.org/10.5114/biolsport.2020.93040>

Publicado
2022-06-20
Cómo citar
Andrade , M. X. de, Carlet , R., Shamah, M. E. do P., Elias , L. de O., & Voser , R. da C. (2022). El fútbol sala como formador de atletas para el fútbol: una revisión narrativa. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 14(57), 161-170. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1213
Sección
Artículos Científicos - Revisión

Artículos más leídos del mismo autor/a