Análisis del rendimiento táctico de futbolistas sub-17

  • Andrey Piegas Piffero Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
  • Douglas Lubas Rodrigues Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
  • Any Gracyelle Brum dos Santos Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
  • Thais de Lima dos Santos dos Santos Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
  • Phillip Vilanova Ilha Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.
Palabras clave: Fútbol, Deportes juveniles, Desempenho atlético

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo analizar el rendimiento táctico de los futbolistas menores de 17 años en las diferentes fases del juego. La investigación fue realizada con 24 jóvenes atletas de la categoría sub 17 de un club de fútbol amateur de una ciudad en la frontera oeste de Rio Grande do Sul. El estudio se caracterizó como descriptivo de carácter cuantitativo. Como instrumento de análisis de datos de desempeño táctico procedimental se utilizó el sistema FUT-SAT, en el análisis del desempeño táctico procedimental se utilizó estadística descriptiva (frecuencia, porcentaje, media y desviación estándar) y estadística inferencial (prueba Chi-cuadrado). con un nivel de significación del 5%. Para realizar estos análisis se utilizó el software Statistical Package for Social Science (SPSS). Con base en los datos encontrados, se concluyó que los atletas del mediocampo tienen mayor acción de principios tácticos ofensivos, así como los defensores en principios tácticos defensivos. También se puede inferir que los principales principios tácticos ofensivos desarrollados fueron la Penetración de los atacantes y los defensivos, la Contención de los defensores.

Biografía del autor/a

Andrey Piegas Piffero, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Graduado em Educação Fí­sica - Licenciatura desde o ano de 2018 pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Uruguaiana; Atua na área de Esportes com ênfase no Futebol e Futsal, trabalhando principalmente os seguintes temas: Formação de atletas, ensino aprendizagem dos esportes.

Douglas Lubas Rodrigues, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Graduado em Educação Fí­sica - Licenciatura desde o ano de 2018 pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Uruguaiana; Atua na área de Esportes com ênfase no Voleibol, trabalhando principalmente os seguintes temas: Formação de atletas, ensino aprendizagem dos esportes.

Any Gracyelle Brum dos Santos, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Mestranda no curso Educação em Ciências: Quí­mica da vida e saúde- Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA - Campus Uruguaiana (2015-2018); Cref/RS: 028789. Atua nas áreas de Ensino de Educação Fí­sica Escolar; Pesquisadora do Grupo de Estudo em Educação Fí­sica e Esportes (GEEFE) da UNIPAMPA Câmpus Uruguaiana; Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágios e Formação de Professores (GEPEF); Atua como Tutora presencial do Curso em Licenciatura em Matemática Ead - UAB- IFAAR- Pólo Uruguaiana.

Thais de Lima dos Santos dos Santos, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Mestranda no curso Educação em Ciências: Quí­mica da vida e saúde, Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Letras e suas Respectivas Linguagens, Universidade Pitágoras (Unopar); Graduada em Licenciatura em Educação Fí­sica, Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Participante do Grupo de Estudo em Educação Fí­sica e Esporte; Participante do grupo de Estudo em Movimento e Ambiente.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana-RS, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003); especialização em Mídias na Educação (2004); mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2013); Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2016), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Unipampa; Atua na área de EducaÃção Fí­sica e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação fí­sica escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade fí­sica e promoção da saúde; Coordenador-Lí­der do Grupo de Estudos em Educação Fí­sica e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

Citas

-Barbanti, V.J. Dicionário de Educação Física e Esporte. Barueri. Manole. 2003.

-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P.J.; Mesquita, I. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz. Vol. 15. Núm. 3. p. 657-668. 2009.

-Costa, I. T. Análise do Comportamento Tático de Jogadores de Futebol através da aplicação do Teste “Gr3-3Gr”, em dois períodos de jogo distintos. Revista Brasileira de Futebol. Vol. 2. Núm. 2. p. 3-11. 2009.

-Costa, I. T.; Garganta, J.; Greco, P.J.; Mesquita, I.; Maia, J. Sistema de avaliação tática no Futebol (FUT-SAT): Desenvolvimento e validação preliminar. Motricidade. Vol. 7. Núm. 1. p. 69-84. 2011.

-Rocha, H. P. A.; Bartholo, T. L.; Melo, L.B.S.; Soares, A. J. G.; Jovens esportistas: profissionalização no futebol e a formação na escola. Motriz: Rev. Educ. Fis. Vol.17. Núm. 2. 2011.

-Silva, R. N. B. Desempenho tático de jogadores sub-15 do São Paulo Futebol Clube a partir do teste Fut-Sat. Educación Física y Deporte. Vol. 34. p. 181-199. 2015.

-Duprat, E. Enseigner le football em milieu scolaire (collèges, lycées) et au club. Paris. Editions ACTIO. 2007.

-Frade, V. Entrevista. In Periodização Tática vs Periodização Tática. MBF. 2013.

-Garganta, J. Conocimiento y acción en el fútbol. Tender un puente entre la táctica y la técnica. Revista de Entrenamiento Deportivo. Vol. 15. Núm. 1. p. 15-23. 2001.

-Garganta, J. Competências no ensino e treino de jovens futebolistas. Revista Digital. Buenos Aires. Año 8. Núm. 45. 2002.

-Garganta, J. Modelação táctica em jogos desportivos - A desejável cumplicidade entre pesquisa, treino e competição. In: Tavares, F.; Graça, A.; Garganta, J.; Mesquita, I. (Editores) Olhares e contextos da performance nos jogos desportivos. Universidade do Porto. Faculdade de Desporto. 2008.

-Giacomini, D.S. Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Rev. Port. Desp. Vol. 8. Núm. 1. p. 126-136. 2008.

-Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição. São Paulo. Atlas. 2008.

-Greco, P. J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 20. p. 210-212. 2006.

-Machado, J.C. Eficácia ofensiva e variabilidade de padrões de jogo em futebol. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Vol. 27. Núm. 4. 2013.

-Oliveira, G. J. Conhecimento Específico em futebol. Contributos para a definição de uma matriz dinâmica do processo de ensino-aprendizagem/treino do jogo. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências do Desporto

e de Educação Física da Universidade do Porto. Portugal. 2004.

-Reverdito, R. S.; Scaglia, A. J. A Gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz. Vol. 13. Núm. 1. p. 51-63. 2007.

-Sanfey, G. A. New directions in studies of judgmentet and decision making. Curr. Directions Psychological Sci. Decision Neuroscience. Vol. 16. p. 151-155. 2007.

-Souza, C. R. B. C. Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 sessões de treino?. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Vol. 36. Núm. 1. p. 71-86. 2014.

Publicado
2021-05-09
Cómo citar
Piffero, A. P., Rodrigues, D. L., Santos, A. G. B. dos, Santos, T. de L. dos S. dos, & Ilha, P. V. (2021). Análisis del rendimiento táctico de futbolistas sub-17. RBFF - Revista Brasileña De Fútbol Sala Y Fútbol, 12(51), 690-696. Recuperado a partir de https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1024
Sección
Artículos Científicos - Originales

Artículos más leídos del mismo autor/a