The woman in court: contemporary evidence of initial contact with futsal

  • Jaqueline Elizabeth Costa Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Várzea Grande-MT, Brasil
  • Nayanne Dias Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • Elson Aparecido Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • Layla Campos Aburachid Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
  • José Tarcí­sio Grunennvaldt Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil
Keywords: Futsal, Woman in sport, Initiation to sport

Abstract

The article tries from a concrete study, the occurrence of good possibilities of the presence of the woman in the sporting ambience of the futsal, what the experience evidence is the mentality change that there are sports for men and others for women, perhaps this is the paradigm change. In fact, women are increasingly involved in bodily practices, once restricted to the masculine universe, in addition to being highlighted in the results. Women's sport, focusing on futsal, has little visibility in the media and between spectators and viewers. So how are girls "hooked" to get interested in futsal? This study aimed to highlight the beginning of the relationship between women and playing (futsal mode). The text is a synthesis resulting from a case study, the sample was composed by the professional responsible for the sports education of futsal and its group of 12 students, aged between 15 and 17 years. Data were seized from demographic issues; interview with a dynamic script of questions directed to the students and to the trainer and field observation. The data were analyzed and discussed in thematic categories and through them it was possible to conclude that female sportive initiation usually takes place in informal spaces and evolves into formal education late, their experience in the modality is stimulated by family and friends and the participation of these girls in competitions takes place at an opportune moment.

Author Biographies

Jaqueline Elizabeth Costa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Várzea Grande-MT, Brasil

Graduada no curso de Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós Graduada em Educação Fí­sica e Esporte: Métodos Contemporâneos de Ensino pela, Faculdade Cátolica Rainha da Paz. Tem experiência em esporte adaptado, trabalhando como monitora do Programa Segundo Tempo - Esporte Adaptado (2012 - 2014). Atualmente tem se dedicado aos estudos em métodos de ensino nos esportes. Professora da Rede Estadual de Ensino em Mato Grosso. Membro do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Nayanne Dias, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil

Graduada no curso de Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Atividade Fí­sica e Saúde, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência em esporte adaptado, trabalhando como monitora do Programa Segundo Tempo - Esporte Adaptado (2012 - 2014). Atualmente tem se dedicado aos estudos em métodos de ensino nos esportes. Professora da Rede Municipal de Cuiabá. Membro do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE).

Elson Aparecido Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-Graduado em Educação Fí­sica e Esporte: Métodos Contemporâneos de Ensino pela Faculdade Católica Rainha da Paz. Atualmente é mestrando do PPGEF/UFMT e dedica-se a estudos da área esportiva com ênfase em formação de futebolistas.

Layla Campos Aburachid, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil

Licenciada e Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Treinamento Esportivo pela mesma institução. Mestrado e Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área com ênfase nos seguintes temas: Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento Técnico e Tático dos Jogos Esportivos Coletivos e Esportes Individuais, Iniciação Esportiva, Esportes de Raquete, Educação Fí­sica Escolar, Avaliação de processos cognitivos relacionados ao esporte e Validação de testes psicométricos. Professora adjunto II e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Fí­sica da UFMT. Membro do Núcleo de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de Badminton. Lí­der do Grupo de Estudos em Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE)

José Tarcí­sio Grunennvaldt, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil

Graduado em Educação Fí­sica pela Universidade de Passo Fundo (1985). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Doutor em Educação: História, Polí­tica, Sociedade pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pós-doutor em Educação Fí­sica - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de Educação e Educação Fí­sica com ênfase em História da Educação, Educação Fí­sica e esporte. Coordena projetos de pesquisa com os seguintes temas: educação fí­sica escolar, esporte, instituições educativas, ensino militar, processo civilizador e envelhecimento humano.

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Published
2019-01-20
How to Cite
Costa, J. E., Dias, N., Oliveira, E. A., Aburachid, L. C., & Grunennvaldt, J. T. (2019). The woman in court: contemporary evidence of initial contact with futsal. RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football, 10(41), 694-702. Retrieved from https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/665
Section
Scientific Articles - Original