The motivation to practice Futsal: A study with athletes aged between 13 and 18 years old

  • Rogério da Cunha Voser ESEF - UFRGS
  • Cezar Mauricio Moreira HORUS FACULDADES/PINHALZINHO-SC
  • Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser Faculdades Integradas São Judas Tadeu
  • José Augusto Evangelho Hernandez Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Keywords: Futsal, Motivation, Sport psychology

Abstract

This quantitative, descriptive and exploratory study aimed to verify the motivation for the sport of 50 futsal male athletes, aged 13 to 18, distributed in the following categories: Sub-14 (16 athletes), Sub-16 (17 athletes) and Sub-18 (17 athletes), representing the city of South Caxambu in championships organized by Fesporte (Joguinhos, Olesc and Jesc). The Escala de Motivos para Prática Esportiva (Reasons Scale for Sports Practice), was used as data collection instrument. This was validated by Barroso (2007) for Brazilian population and consists of 33 questions with Likert scale. This instrument has seven motivational dimensions, determined in the following way: status, physical fitness, energy, environment, technical, membership and health. The SPSS (Statistical Package for Social Science for Windows), version 20.0 was used for obtaining the results. By analyzing all the subjects, the results indicated that health factors, affiliation and technical development were the most important, followed by physical fitness, status, power release, and context. There was significant statistical difference, by analysis of variance only in the dimension Physical Conditioning. The Scheff's follow up test found that this difference is between the SUB-16 (M = 9.3) and the SUB-18 (M = 8.7).There was no statistically significant difference between the categories examined in other dimensions. It is hoped that this research will stimulate further studies in the area and serve as a theoretical basis for the actions during training.

Author Biographies

Rogério da Cunha Voser, ESEF - UFRGS

Doutor em Ciências da Saúde na PUCRS, em 2006. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Escola de Educação Fí­sica da UFRGS, em 1998. Especialista em Ciências do Futebol e do Futebol de Salão pelas Faculdades Integradas Castelo Branco Centro Educacional de Realengo, em 1990. Licenciado em Educação Fí­sica pela ESEF-UFPEL, em 1988. Graduado em Fisioterapia pela ULBRA, em 1999. Foi atleta de várias equipes de Futsal do estado, atuou na Espanha, preparador fí­sico do Inter/ULBRA e técnico da equipe juvenil da ULBRA. Tem experiência em escolas do município e particular. Consultor de vários cursos de Graduação e Especialização. É avaliador e.MEC-INEP. Atualmente é Professor Adjunto ní­vel 3 da Escola de Educação Fí­sica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas Disciplinas de Futsal Fundamentos e Futsal Técnicas Avançadas na ESEF/UFRGS. Já trabalhou também na ULBRA, PUCRS, Facos e São Judas Tadeu/RS. Ministra cursos de Futsal e Iniciação aos Esportes por todo o Brasil (extensão e pós-graduação). Autor dos livros Iniciação ao futsal: abordagem recreativa; Análise das Intervenções Pedagógicas em Programas de Iniciação ao Futsal; A Criança e o Esporte: uma perspectiva lúdica; Futsal: princí­pios técnicos e táticos; Futsal e a Escola: uma perspectiva pedagógica; Futebol: História, Técnica e Treino de Goleiro e Ensino dos Esportes Coletivos: uma abordagem recreativa.

Cezar Mauricio Moreira, HORUS FACULDADES/PINHALZINHO-SC

Professor de Educação Fí­sica e especialista em Futsal.

Patrí­cia Eloá­ Gomes Voser, Faculdades Integradas São Judas Tadeu

Possui mestrado em Administração pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Especialização em Administração e Formação de Recursos Humanos (2000) e graduação em Letras/Tradutor pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Tem capacitação em Docência no Ensino à Distância. Atualmente, é professora da disciplina de Leitura e Produção Textual dos Curso Tecnólogos de Gestão Financeira e de Recursos Humanos da Instituição Educacional São Judas Tadeu de Porto Alegre, sendo membro de seu Colegiado. Já ministrou aulas de Iniciação Cientifica e de Metodologia da Pesquisa em Cursos de Educação Fí­sica.

José Augusto Evangelho Hernandez, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Graduado em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Conselho Federal de Psicologia. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor da graduação e pós-graduação dos cursos de Psicologia e Educação Fí­sica da ULBRA/Canoas/RS, onde atuou como psicólogo do Sport Club Ulbra em diversas modalidades desportivas. Além disso, ocupou os cargos de coordenador de TCC e de Pós-Graduação Lato sensu da Psicologia. Foi professor convidado da pós-graduação da Educação Fí­sica da PUCRS e da FACOS/Osório/RS. Foi professor substituto da graduação e convidado da pós-graduação da ESEF-UFRGS. Foi professor da Faculdade Sogipa de Educação Fí­sica na graduação e pós-graduação e, também, da Instituição Educacional São Judas Tadeu. Atualmente, é docente do Departamento de Fundamentos da Psicologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem sido consultor ad hoc da FAPERJ e FACEPE e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência de pesquisa em gênero, relacionamentos í­ntimos, validação de instrumentos e medidas em psicologia e psicologia do esporte.

References

-Barroso, M. L. C. Validação do Participation Motivation Questionnaire Adaptado para Determinar Motivos de Prática Esportiva de Adultos Jovens Brasileiros. Dissertação Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis. 2007. Disponível em: <http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1711>. Acesso em: 20 ago. 2014.

-Gaya, A.; e colaboradores. Ciências do movimento humano: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre. Artmed. 2008.

-Huertas, A. J. Motivación: querer aprender. 2ª ed. Buenos Aires. Aique Grupo Editor. 2006.

-Lorenzi, G.; Voser, R. C.; Hernandez, J. A. E. A motivação para a prática do futebol de crianças com idade entre 09 a 12 anos. EFDeportes.com. Revista Digital. Buenos Aires. Ano 16. Núm. 155. 2011.

-Machado, A. A. Psicologia do esporte: da educação física escolar ao esporte de alto nível. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2006.

-Medeiros, P. V. Motivos da prática de Futsal em Universidade pública. Porto Alegre, 2012. TCC de Graduação. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física. 2012.

-Myotin, E. A. A participação da adolescente brasileira em esportes e atividades físicas como forma de lazer: fatores psicológicos e socioculturais. In: Romero, E. (Org.). Corpo, Mulher e sociedade. Campinas. Papirus. p. 177-197. 1995.

-Paim, M. C. C. Fatores motivacionais e desempenho no futebol. Revista da Educação Física UEM, Maringá. Vol. 12. Núm. 2. p. 73-79. 2001.

-Rondini, O. M. Fatores Motivacionais que levam Adolescentes do sexo Masculino entre 15 e 17 anos a Praticarem Futsal. Revista Enaf Science. Poço de Caldas. Vol. 8. Núm. 4. p. 11-21. 2013.

-Sá, T. A. A Motivação de Crianças entre 11 e 14 anos para a Prática do Futsal. TCC Graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre. 2009.

-Samulski, D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2ªedição. rev. ampl. Barueri. Manole. 2009.

-Santos, L. B.; Da Silva, T. D.; Hirota, V. B. Mulher no esporte: uma visão sobre a prática no futebol. Revista Mackenzie de Educação Física e Esportes. São Paulo. Vol. 7. Núm. 3. p. 119-125. 2008.

-Scalon, R. M.; Becker J.R. B.; Brauner, M. R. G. Fatores motivacionais que influencia na aderência dos programas de iniciação desportiva pela criança. Revista Perfil. Ano 3. Núm. 3. p. 51-61. 1999.

-Tani, G. A criança no esporte: implicações da iniciação esportiva precoce. In: Krebs, R. J. Desenvolvimento infantil em contexto. Florianópolis: UDESC. p. 101-113. 2001.

-Terra, G.B.; Hernandez, J.A.E.; Voser, R.C. A motivação de crianças e adolescentes para a prática do futsal. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires. Ano 13. Núm. 128. 2009.

-Triviños, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo. Atlas. 1992.

-Weinberg, R. S; Gould, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre. Artmed. 2001.

Published
2016-01-26
How to Cite
Voser, R. da C., Moreira, C. M., Voser, P. E. G., & Hernandez, J. A. E. (2016). The motivation to practice Futsal: A study with athletes aged between 13 and 18 years old. RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football, 8(28), 39-45. Retrieved from https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/384
Section
Scientific Articles - Original

Most read articles by the same author(s)